A Prefeitura de São Mateus iniciou as obras de construção de uma escola pluridocente em Nova Vista, comunidade quilombola de mesmo nome, às margens da rodovia São Mateus-Boa Esperança. A unidade oferecerá ensino do 1º ao 9º ano, num prédio com quatro salas de aula, banheiros, biblioteca, sala de professores, cozinha e refeitório.

O secretário de Educação José Adilson e a professora Eliete Rosa Fernandes acompanharam o início das obras de construção da escola em Nova Vista. Foto: Secom-PMSM/Divulgação

Conforme detalha a Secretaria de Comunicação, a obra atende a uma antiga reivindicação dos moradores, feita no primeiro mandato do prefeito Daniel Santana. “Está sendo erguida com recursos do Ministério da Educação e da própria Prefeitura e contará com várias inovações tecnológicas, como iluminação de led, internet de banda larga e projeto arquitetônico diferenciado, adaptado ao território” – destaca.

A nova escola acabará com a necessidade de deslocamento dos alunos das séries finais do ensino fundamental. Para cursar do 6º ao 9º ano, por exemplo, atualmente é necessário que os estudantes se desloquem para outras unidades de ensino do Município.

O prazo previsto para conclusão e entrega da obra é de seis meses.

Leia também:   Polícia Militar apreende crack em Pedro Canário

PEDAGOGIA DO FUTURO

Outro diferencial diz respeito ao projeto pedagógico. Segundo o secretário municipal de Educação, José Adilson Vieira de Jesus, a escola de Nova Vista servirá como laboratório para testar um currículo adaptado à realidade quilombola em consonância com as orientações do Ministério da Educação –em nível nacional, a educação do campo é tratada como uma modalidade, a exemplo do ensino para jovens e adultos (EJA) e outras, requerendo diretrizes específicas.

Para a professora responsável pelo setor, Eliete Rosa Fernandes, “a implantação de propostas pedagógicas que considerem as diferentes realidades dos alunos, e sejam definidas com a participação de membros da comunidade, são inegáveis avanços que se refletem na melhora substancial dos índices de aprendizado e aproveitamento dos conteúdos. Isso torna esse projeto uma conquista especial para a comunidade e todo o Município”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here