O comandante-geral da Polícia Militar no Espírito Santo, coronel Douglas Caus, detalhou à Rede TC de Comunicações sobre a criação das companhias independentes de Jaguaré e Pinheiros. As medidas integram a reestruturação da segurança pública no Espírito Santo, apresentada na quarta-feira (11), pelo governador Renato Casagrande.

A 18ª Companhia Independente da PM, sediada em Jaguaré, terá ainda circunscrição nos municípios de Rio Bananal e Sooretama. Jaguaré atualmente integra a área de atuação do Batalhão de São Mateus. Já Sooretama e Rio Bananal estão na área do Batalhão de Linhares.

A 19º Companhia Independente da PM, sediada em Pinheiros, receberá para a área de circunscrição os municípios de Boa Esperança, Montanha, Mucurici e Ponto Belo, que atualmente integram a área do Batalhão de Nova Venécia.

“A data de instalação das duas companhias independentes ficará a cargo do governador do Estado do Espírito Santo, após a aprovação do projeto na Assembleia Legislativa do ES”, acrescenta.

Efetivo realocado das áreas de circunscrição
O comandante Douglas Caus relata que inicialmente será realocado para as companhias independente de Jaguaré e Pinheiros o efetivo das áreas de circunscrição dos municípios. “A PMES fará uma readequação de efetivo para atender as novas unidades, além da adição de novos militares oriundos de concursos em andamento”, adianta.

Leia também:   Polícia Civil prende investigado por crime de homicídio em São Mateus

Cada companhia independente terá no comando um oficial superior (major) e no subcomando um capitão. O coronel Douglas Caus frisa que as companhias independentes se subdividem em pelotões, geralmente comandados por tenentes.

“Aprimorando a qualidade do serviço prestado”

O coronel Douglas Caus explica que a criação das novas companhias independentes significa que a destinação de tropa e unidade dedicadas especificamente para os municípios. “Os policiais militares destas companhias farão contato com prefeitos, líderes comunitários e outros segmentos da sociedade local, aprimorando a qualidade do serviço prestado, fazendo contato direto com o Comando de Polícia Ostensiva Norte” – explica.

Para o comandante, a instalação das companhias “é uma grande conquista para a Polícia Militar do Espírito Santo, pois terá unidades independentes com autonomia total, prontas para servir e proteger nossa sociedade com um serviço de excelência e rápida resposta para as demandas locais”.

 

Foto de destaque: Hélio Filho-Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here