Vitória – Logo após tomar conhecimento do rompimento de uma barragem da Vale em Brumadinho (MG), o governador Renato Casagrande emitiu uma nota em que diz ter ficado comovido com o acidente, manifestando ainda solidariedade ao povo mineiro. “Fiquei muito comovido com mais essa tragédia que atingiu o povo mineiro. Além dos prejuízos ao meio ambiente, o rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais, afetou várias comunidades locais, levando tristeza a seus moradores. Em contato com o Governo de Minas Gerais, prestei, em nome dos capixabas, nossa solidariedade e coloquei nosso governo à disposição, para ajudar no que for preciso” – frisou Casagrande, em nota enviada à Rede TC pela Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.
Também por meio de nota, o Governo do Estado afirmou que no contato com o Governo de Minas, o governador Renato Casagrande disponibilizou máquinas, equipamentos e pessoal para auxiliar as autoridades mineiras nos trabalhos de resgate a vítimas e de recuperação da Cidade. “Na ligação, o governador do ES lamentou o ocorrido e reforçou o sentimento de pesar com mais essa tragédia. Ele enfatizou a ligação entre os dois Estados e seus cidadãos. Casagrande falou com o secretário-geral de Governo do Estado de Minas Gerais, Igor Mascarenha Neto. O governador mineiro Romeu Zema está em viagem e não foi localizado” – afirmou em nota.
Até a noite desta sexta-feira, as autoridades afirmam que centenas de pessoas estavam desaparecidas, sem apontar ao certo uma quantidade aproximada.
Após o rompimento da barragem, a Vale emitiu nota comentando o ocorrido. Na nota, a empresa afirma que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco e que havia ativado o Plano de Atendimento a Emergências para Barragens. “A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade. A companhia vai continuar fornecendo informações assim que confirmadas” – salientou a empresa.

LAMA NÃO ATINGE O ES
O secretário estadual de Meio Ambiente, Fabrício Érick Machado, que preside o Comitê estadual de Bacias Hidrográficas, também se manifestaria sobre o ocorrido. Em comunicado na noite desta sexta-feira, ele afirmou que estava mantendo contato com as equipes de Minas Gerais para atualização de informações. De acordo com o secretário, a lama não atingirá o Espírito Santo. “Tranquilizamos a população capixaba, pois as informações que temos comprovam que a lama de rejeitos de mineração não atingirá o Rio Doce ou qualquer outro rio em nosso Estado” – destacou.

HARTUNG
Também em nota, o ex-governador Paulo Hartung presou solidariedade aos mineiros. “Nesse momento de dificuldade, manifesto minha solidariedade a todos que estão sofrendo com mais uma tragédia. Muito triste assistirmos novamente a uma tragédia que poderia ser evitada, com danos a famílias e ao meio ambiente. O Espírito Santo ainda sofre sérios impactos sócio-econômicos e ambientais decorrentes do rompimento da barragem de Mariana em 2015” – destacou, em mensagem enviada pela assessoria do ex-governador à Rede TC.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here