A primeira reunião da comissão do Processo de Transição Democrática de Governo em São Mateus foi realizada na manhã desta quarta-feira (16), na Superintendência da Prefeitura, no Centro Administrativo. O encontro das equipes do prefeito eleito Marcus da Cozivip e do prefeito Daniel Santana definiu que pelo menos mais cinco reuniões ordinárias deverão acontecer semanalmente até meados de novembro.
As reuniões serão realizadas nos dias 23 de outubro (9h), 31 de outubro (14h), 7 de novembro (14h), 13 de novembro (9h) e 21 de novembro (14h). A equipe articulou ainda a possibilidade de realização de reuniões extraordinária, caso haja necessidade.
“A gente combinou que em cada reunião vamos separar os eixos para levantamento de informações. Então começamos com a parte de Finanças, Administração, Planejamento e Orçamento. Vamos começar com essas informações e, a partir delas, vamos passar para outros eixos como saúde, assistência social, educação, esporte, cultura, turismo” – detalha o coordenador da equipe de transição de Marcus da Cozivip, o professor Keydson Quaresma.
Ele frisa ainda que as informações recebidas dentro de cada eixo constarão em um relatório que será entregue ao prefeito eleito para que ele tome as suas decisões que achar necessárias.
Coordenador da equipe de transição indicado pelo prefeito Daniel Santana, Vitor Guanandy acrescenta que esta primeira reunião definiu também que todos os procedimentos sejam feitos de maneira formal. “Criamos meios específicos para essas informações serem encaminhadas”, ressalta. Segundo ele, os relatórios deverão ser solicitados e encaminhados por e-mail. Também foi criado um grupo de mensagens por telefone celular com a participação de todos os membros da comissão de transição para sanar eventuais dúvidas em tempo real.
Clima de harmonia na abertura dos trabalhos
O clima foi de harmonia e tranquilidade na abertura dos trabalhos da comissão, dentro do Processo de Transição Democrática de Governo em São Mateus. “Achei muito tranquila. A gente viu que a equipe da Prefeitura está com uma disposição muito grande em querer ajudar” – destaca Keydson Quaresma, coordenador da equipe do prefeito eleito Marcus da Cozivip.
Keydson detalha que todas as perguntas foram respondidas. “Quero deixar bem claro que a equipe de transição do prefeito eleito não tem papel de fazer auditoria. O papel é receber o inventário da Prefeitura e avaliar o que é preciso dar continuidade e o que a gente vai precisar emergencialmente para não parar os serviços básicos da Prefeitura, além de verificar aquilo que deve ser encerrado para iniciar novos programas, com novas ideias” – explica.
Keydson reforça que no primeiro momento a equipe da gestão atual demonstrou que realmente existe o objetivo e o interesse do compartilhamento das informações “visando o bem do Município de São Mateus”.
Coordenador da equipe de transição indicada pela Prefeitura, Vitor Guanandy reiterou que o prefeito Daniel Santana entende que a transição é um processo democrático. “Identificamos que a equipe do prefeito eleito está bem organizada nos pontos que querem informações. O Município está de portas abertas para contribuir da melhor forma nessa transição e a gente sair daqui com um resultado muito positivo” – reforça.
COMISSÃO
A equipe de transição do prefeito eleito Marcus da Cozivip, além do coordenador Keydson Quaresma, é composta também pelos membros Hassan Rezende Spadarott Bullus, Victor Guedes Nascimento Gomes, Maiko Gonçalves de Souza, Wanderson Bonomo, Camila Eliotério Scaldaferro e Lélio Vicente da Silva. Nesta primeira reunião, Victor Guedes justificou a ausência.
Já a equipe do prefeito Daniel Santana é coordenada pelo superintendente da Prefeitura, o advogado Vitor Vicente Guanandy, e tem os seguintes membros: Gabriel Bride Moreira, Luciana Angelo Massucatti, Renata Zanete e Vanuza Pertel. Todos participaram da abertura dos trabalhos.
Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital