Em decorrência do Dia dos Pais, todos os municípios capixabas foram autorizados pelo Governo do Espírito Santo a abrirem o comércio considerado não essencial para a vendas neste sábado (8).
Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (6), o governador Renato Casagrande relatou mudanças nas medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, flexibilizando para os municípios de risco moderado, que é o caso e São Mateus, que continuem abrindo aos sábados nos fins de semanas seguintes, como já ocorria àqueles de risco baixo.
Os horários estabelecidos é de 10h às 16h de segunda a sexta-feira (em São Mateus é 11h30 às 17h30) e de 9h às 15h aos sábados. A restrição de abertura das lojas aos sábados, após este fim de semana, ficará somente para os municípios que estejam no risco alto.
Em relação aos restaurantes e bares, os estabelecimentos de municípios que estejam em risco moderado poderão abrir todos os dias da semana até as 18 horas. Para risco baixo, não haverá limite de horários. Para risco alto, a abertura de bares continua proibida, podendo funcionar os restaurantes de segunda a sexta-feira até as 18h.
LEITOS
Na entrevista coletiva, o governador Renato Casagrande respondeu pergunta da Rede TC sobre a possibilidade de ampliar a oferta de novos leitos no norte do Estado, visto que, quarta-feira (5), a enfermaria para covid-19 do Hospital Roberto Silvares e os leitos de UTI para covid-19 contratados no Hospital Meridional chegaram a 100% de ocupação. O governador explicou que a gestão de leitos para covid-19 é estadual e não por região. Sendo assim, ele detalha que nos momentos que há uma ocupação maior em determinado local, os pacientes podem ser transferidos para outros municípios com vagas disponíveis.