quinta-feira, janeiro 16, 2025
InícioCidadesComeça nesta quarta o Encontro Norte Capixaba de Computação no Ceunes

Começa nesta quarta o Encontro Norte Capixaba de Computação no Ceunes

-

Começa nesta quarta-feira (6), no Centro Universitário Norte Espírito Santo (Ceunes), a sétima edição do Encontro Norte Capixaba de Computação (Encomp). O objetivo é integrar e conectar os participantes com diversas áreas de tecnologia. O Encomp terá três dias de duração, finalizando a programação na sexta-feira (8).

Desde a primeira edição, o Encomp é um evento organizado por acadêmicos, em especial, dos cursos de Engenharia da Computação e de Ciência da Computação, com a colaboração de estudantes de outras graduações e professores.

Nesta edição, a equipe organizadora é composta por 26 estudantes, divididos em cinco turmas, tendo um coordenador cada. Além de atuarem na organização do encontro, os estudantes também ministrarão minicursos em suas respectivas áreas. O encontro terá também palestras, mesas redondas e sorteios nos três dias.

Integrante da organização do Encomp e atuando como diretora de comunicação do encontro, Luiza Pauli de Castro relatou à Reportagem na tarde desta terça-feira (5) que as equipes estavam finalizando os preparativos. “Estamos correndo bastante para finalizar os últimos ajustes, realizando testes nos equipamentos que serão utilizados nos minicursos, montando os brindes que serão sorteados, finalizando roteiros para os mestres de cerimônia e alinhando as tarefas dos dias de evento com a equipe” – afirmou.

De acordo com Luiza, a expectativa é que o encontro possa ser proveitoso para todos. “Esperamos que todos possam aproveitar ao máximo os minicursos, palestras, mesas redondas com professores, momentos de integração podendo, assim, adquirir conhecimento, realizar networking e viver momentos bons durante o Encomp” – frisa.

 

PROGRAMAÇÃO DO ENCOMP

 

O sétimo Encontro Norte Capixaba de Computação inicia nesta quarta-feira às 7h30 com credenciamento para participação dos minicursos que acontecem das 8h às 10h. Logo após, coffee break de 30 minutos. Os minicursos seguem das 10h30 às 12h com parada para o almoço. Às 13h abertura e logo após palestra com a engenheira de software no Nubank, Beatriz Duarte.

Leia também:   Festa dos Santos Reis prossegue com programação cultural e religiosa no fim de semana na Pedra D’Água

Das 14h30 às 16h30 mesa redonda com professores do departamento de Computação e Eletrônica. Após, às 16h40, palestra com o fundador da IA Valley, Patrick Bonometti. O primeiro dia termina com avisos e sorteios às 18h.

Na quinta-feira (7), o Encomp segue com a mesma sequência de atividades a partir das 7h30. Credenciamento e manhã com minicursos. As palestras iniciam às 14h com o analista de dados da Soma Urbanismo Cloves Alves Júnior. Às 14h50 é a vez do membro do Núcleo Espírito Santense de Computação Musical (Nescom), Erick Lima, palestrar. Das 16h às 17h20 será o momento reservado para a exposição de estandes na quadra do Ceunes. Logo após, coffee break e encerramento às 18h.

Na sexta-feira (8), último dia desta edição do Encomp a programação começa com credenciamento a partir das 7h30, minicursos, intervalo para almoço e palestras a partir das 14h. O primeiro palestrante de sexta-feira será o presidente executivo da federação de empresas juniores do Espírito Santo, Lucas Rios. Às 15h10, palestra com o sênior backend developer na compass.UOL, Luiz Fantin. Encerrando as palestras às 16h10 o produtor técnico na Shed of Ideas Ramon Pezzin Ton. Após às 17h momento de avisos, sorteios, coffee break e encerramento às 18h.

 

Maratona de programação mobiliza 27 estudantes

 

Nesta terça-feira (5), antecedendo o início oficial do Encomp, aconteceu uma competição de programação entre os alunos no Ceunes. Luiza Pauli de Castro detalha que foram inscritos nove times com três integrantes cada, totalizando 27 estudantes.

Leia também:   Famílias vivem tensão com possibilidade de despejo na zona rural de São Mateus

Segundo Luiza, os times foram reunidos no laboratório de computação, onde cada equipe pode utilizar um computador. “Durante a Maratona de Programação, o time foi autorizado a acessar apenas a plataforma da Maratona e um editor de código, por exemplo, o VSCode. Dentro da plataforma, puderam visualizar as questões a serem resolvidas. O envio dos códigos é feito na plataforma também” – detalha.

Os vencedores da Maratona de Programação realizada nesta terça-feira serão apresentados nesta quarta-feira (6), na abertura oficial do Encomp, no Ceunes
Foto: Luiza Pauli de Castro-Encomp/Divulgação

“Ao enviarem uma resposta, foram aplicados diversos casos-teste pré-definidos para avaliar se a resposta estava correta ou errada. O placar fica visível a todos os expectadores. Nele, conseguimos ver quantas questões todos os times acertaram e quantos envios fizeram para cada questão” – salienta a estudante.

Ainda de acordo com Luiza, os critérios para a escolha do time vencedor se baseiam no seguinte: mais questões com envio correto e menor tempo gasto. “Era possível enviar a resposta de uma questão várias vezes, mas, para cada erro, foi somada uma penalidade de tempo ao tempo total do time” – complementa.

Os vencedores da Maratona de Programação serão apresentados nesta quarta-feira, na abertura do Encomp. Os vencedores poderão escolher uma formação em curso particular de computação, que será oferecido a cada membro da equipe de forma gratuita. Além disso, os classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares ganharão troféu.

 

“Paixão pelo Encomp”, afirma Kethlen Correia, que dará minicurso no Encomp

 

Natural de Ecoporanga e cursando Ciência da Computação no Ceunes, a estudante Kethlen Correia de Jesus, com formação prevista para o primeiro semestre de 2025, ministra o minicurso Introdução à UX/UI Design –área que abrange a experiência do usuário (UX) e o design da interface (UI) de um produto digital– nesta quarta-feira (6).

Leia também:   Tenente-coronel Ribeiro assume comando do 13º Batalhão da Polícia Militar em São Mateus

Ela detalha que no minicurso serão explorados conceitos essenciais que fundamentam a criação de interfaces e experiências do usuário. “Abordaremos a importância do design na construção de produtos digitais, além dos princípios que garantem uma interface atraente e funcional. Os participantes também terão a oportunidade de conhecer ferramentas e recursos populares do mercado que facilitam o processo de design. Para finalizar, um exercício prático permitirá que cada um aplique o que aprendeu, criando sua própria interface e recebendo feedback” – salienta.

Com o minicurso, Kethlen espera que possa trazer uma nova possibilidade para os alunos dentro da área de tecnologia. “As expectativas estão boas, é um assunto pouco comentado no curso e ele já tem um bom mercado hoje em dia” – frisa.

Kethlen afirma ter uma grande paixão pelo Encomp, por ser um evento no qual participou ativamente na organização em várias edições, com um envolvimento ainda maior no ano passado. “É gratificante ver sua continuidade e espero que todos aproveitem. O Encomp é uma oportunidade essencial para que as pessoas se conectem com o mercado, explorem temas relevantes da tecnologia, conheçam novas áreas e tenham experiências práticas que muitas vezes não conseguimos vivenciar durante a graduação” – afirma.

A estudante já trabalha como designer de produtos e pontua que pretende continuar na área, adquirindo mais conhecimento e senioridade.

Foto do destaque: Luiza Pauli de Castro-Encomp/Divulgação

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível