Comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, o tenente-coronel Mateus Garcia Pereira afirma que, apesar das manifestações da sociedade por mais segurança, inclusive com a realização de uma audiência pública no dia 20 de novembro, os números de crimes contra o patrimônio em São Mateus são menores na comparação com 2018.

O tenente-coronel entende que os crimes que aconteceram em curto espaço de tempo criaram uma comoção, o que pode ter levado às manifestações mais fortes por segurança. Ele citou assalto a joalheria e tentativa de roubo de malote de uma empresa, no centro de São Mateus, e de latrocínio em Jaguaré. O comandante frisa que a Polícia Militar prendeu acusados nos casos de Jaguaré e do malote e só não capturou os assaltantes da joalheria em virtude de um acidente com a viatura na perseguição.

A PM registra 1.308 crimes contra o patrimônio em São Mateus neste ano, de janeiro até novembro. No mesmo período de 2018, o comandante detalha que foram 1.406. Ele especifica que houve reduções em roubos e furtos a pessoa, residência e estabelecimento comercial, além de furto de veículos. O número de roubo de veículos, entretanto, aumentou 13%.

Leia também:   Polícia Militar apreende maconha e crack em Nova Venécia

O tenente-coronel Mateus ressalta que estão sendo realizadas operações com intuito de reprimir os crimes. Ele cita que foram realizadas no período 5.284 operações, contra 4.822 no ano passado. O comandante destaca ainda o registro de 34 homicídios no Município até esta terça-feira (3). Em 2018, o número era de 52 no mesmo período.

JAGUARÉ
O comandante Mateus Pereira relata que, dos municípios abrangidos pelo 13º Batalhão, Jaguaré que tem o maior problema, com elevação dos crimes contra o patrimônio de 244 em 2018 para 308 em 2019, no período de janeiro a novembro. Ele salienta que a Polícia Militar intensificou as ações, sendo realizadas 3.680 operações policiais em 2019. Em 2018, o número foi 1.596.

LEIA TAMBÉM: Batalhão inicia Operação Natal com viatura exclusiva para a área comercial

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here