Com a quinta onda de covid-19 confirmada pelo secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, o secretário municipal de Saúde, Henrique Follador, prepara uma portaria para reforçar a recomendação de uso de máscaras em locais fechados no Município.

Uma circular da Vigilância Epidemiológica Municipal já foi emitida para os setores de saúde  na qual aponta um crescimento de novos casos da semana epidemiológica 21 para a semana 22 (29 de maio a 4 de junho).

Conforme dados do Painel Covid-19, na manhã desta terça-feira (7), a semana 21 teve 18 casos e a semana 22 teve 71 novos casos em São Mateus. Já o Espírito Santo passou de 2.226 para 4.160.

“Essa quinta onda ela se desenhou já em seis semanas completas de crescimento de casos, onde até a quinta semana deste crescimento os casos vinham dobrando a cada 14 dias e na última semana os casos quase dobraram em sete dias” – disse Nésio Fernandes.

O secretário Municipal Henrique Follador percebe um crescimento rápido dos casos. “Eu já vou fazer [assinar] uma portaria hoje, reforçando a recomendação do uso de máscaras porque [a pandemia] nunca parou”, destaca. Também está sendo recomendado o uso de álcool em gel e que se evite aglomerações.

Leia também:   Foragido por tentativa de homicídio é preso em Nova Venécia

O secretário acrescenta que já entrou em contato com a Secretaria de Educação para que essa recomendação seja feita imediatamente nas escolas.

VACINAÇÃO

Além da recomendação pelo uso de máscaras e álcool em gel, o secretário Henrique Follador destaca as ações de vacinação contra covid-19. Todo mês será realizado um Dia D de vacinação, o ponto fixo no Centro de Vivência Amélia Boroto continua em funcionamento, além de mutirões com horários estendidos.

Henrique Follador detalha que São Mateus estava na segunda-feira com 86,69% de pessoas de 18 anos ou mais com a segunda dose, 89,13% dos adolescentes de 12 anos acima com a primeira dose e 82, 48% dos idosos com dose de reforço.

O secretário acrescenta que em relação a crianças de 5 a 11 anos, há a maior resistência à vacina, com 56,22% com o a cobertura vacinal.

Sem impacto nas internações

Secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes destaca que a quinta onda de covid-19 até o momento não impactou significativamente em internações. Contudo, a Sesa continuará o monitoramento pois há possibilidade de um crescimento ainda no mês de junho de internações e óbitos. Sendo assim, o secretário reforça a conscientização para que as pessoas procurem a vacinação.

Leia também:   Dom Aldo continua internado em São Mateus

Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here