Dois dias seguidos de recordes de frio no ano e perspectiva de um fim de semana ainda de temperaturas baixas em São Mateus. Diante deste cenário, a secretária municipal de Assistência Social, Marinalva Broedel, destaca que já foi iniciada uma estratégia emergencial de proteção às pessoas em situação de rua no Município.

Além da entrega de agasalhos, cobertores e alimentação, há a oferta de um local de acolhida, oportunizando que essas pessoas não passem as noites ao relento.

Indicada por Marinalva a detalhar as ações para a Reportagem, a gerente de Gestão do Sistema único de Assistência Social (Suas) em São Mateus, Carla Cardoso Ribeiro, detalha que equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social já percorreu na noite de quinta-feira (19) o Município.

Equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social já percorreu na noite de quinta-feira (20) ruas do Município e identificou 21 pessoas em situação de rua. Foto: PMSM/Divulgação

Foram identificadas 21 pessoas em situação de rua, realizadas orientações sobre o acolhimento emergencial e entregues cobertores e agasalhos. Esse monitoramento seguirá nos próximos dias.

O espaço de acolhimento emergencial é na Rua Herondino Barbosa, no Bairro Boa Vista, no prédio onde funciona a Secretária Municipal de Assistência Social. “O local dispõe de espaço amplo, para dormitório e banheiros para higienização pessoal. Além disso, se necessário for, a Prefeitura está preparada para o acolhimento emergencialmente em outros locais” – sustenta.

Leia também:   Reunião define reintegração de posse de fazenda em São Mateus para o dia 30

Conscientização para que aceitem o acolhimento

Carla Cardoso destaca que durante a onda de frio, a equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social, que já atua constantemente, intensificará o atendimento à população em situação de rua.

Durante a abordagem, a equipe conscientiza as pessoas, explicando a importância de aceitarem o acolhimento, os riscos que correm durante o frio mais intenso e os serviços socioassistenciais oferecidos pela Prefeitura. Foto: PMSM/Divulgação

“Durante a rota diurna/noturna, continuará orientando ofertando abrigamento no espaço destinado, fornecerá cobertores, agasalhos e alimentação. Em caso de negativa e/ou do não desejo pelo acolhimento fica a equipe de abordagem social responsável pela entrega de cobertores às pessoas em situação de rua” – reforça.

De acordo com Carla, a primeira e principal medida é a conscientização através da abordagem para as pessoas em situação de rua, explicando a importância de aceitarem o acolhimento, os riscos que correm durante o frio mais intenso e os serviços socioassistenciais oferecidos pela Prefeitura.

“Vale salientar, que a previsão de declínio de baixas temperaturas está prevista de 19/05/2022 a 21/05/2022, tendo o Município de São Mateus/ES reforçado as ações de proteção à população em situação de rua nesse período e se houver continuidade do alerta provenientes de órgãos competentes” – enfatiza.

Leia também:   Justiça determina reintegração de posse de fazenda ocupada em São Mateus

 

Serviços socioassistenciais

De acordo com Carla, o Serviço Especializado em Abordagem Social à População de Rua visa assegurar a abordagem social e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de situações de risco pessoal e social, por violação de direitos. Nesse sentido garante à atenção às necessidades mais imediatas das famílias e indivíduos em situação de rua, promovendo o acesso aos serviços socioassistenciais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here