De 24 a 28 deste mês de julho, Conceição da Barra recebe a 6ª edição do Pocar – Festival de Cultura. Gratuito, é realizado pela Estandarte Cia. de Teatro e Instituto Cultural Tambor de Raiz, com recursos do Funcultura da Secretaria Estadual da Cultura (Secult).

“Criado em 2013, como marco para celebrar a elevação do conjunto arquitetônico que circunda a praça central de Conceição da Barra a Patrimônio Histórico e Artístico do Espírito Santo, o Pocar vem se estabelecendo como festival de destaque no norte do Estado, opção cultural e turística que promove o encontro entre a tradição e a cultura popular das comunidades da região do Sapê do Norte, em diálogo com artistas e agitadores culturais de vários lugares do Brasil e até de outros países” – ressalta a assessoria do festival, em mensagem à Rede TC.

Neste ano, o Pocar oferece espetáculos teatrais, shows musicais, intervenções artísticas, mostra de cinema, oficinas, debates e um circuito gastronômico, “sem preterir os fazeres e saberes dos povos locais como o Ticumbi, o Jongo e os Reis de Boi, manifestações que fazem parte do patrimônio imaterial do Espírito Santo”.

“Pensar e fazer a cultura é de grande importância para a emancipação dos sujeitos, sobretudo neste momento onde o fomento à cultura perde força devido à falta de incentivo e as mudanças com relação à Lei Federal de Incentivo à Cultura. Por isso, propomos dialogar tradição e modernidade num só festival, como forma de apontar caminhos possíveis para o campo da cultura no Espírito Santo” – aponta Didito Camillo, ator, produtor cultural barrense, idealizador e coordenador do Pocar.

 

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

Em 2019, no campo da arte, o Pocar destaca o show de um dos mais importantes grupos de rap feminino do País, Melanina MCs, “capixabas que, pela força de suas performances e a potência de suas letras, versam sobre a resistência, a luta e a emancipação da mulher, sobretudo a mulher negra”.

Pupilo de Dominguinhos, o acordeonista Mestrinho é também um dos grandes destaques do festival. Sanfoneiro de carreira internacional, tendo atuado ao lado de grandes nomes da música brasileira como Gilberto Gil e Ivete Sangalo, o instrumentista sergipano e sua banda trazem para o Pocar o show É tempo para viver.

Natural de Nevada, Las Vegas, o norte-americano Biafran Lion se apresenta, pela primeira vez no Espírito Santo, trazendo um show que mistura o reggae e o hip-hop, destaque na turnê dele pela Europa e América Latina.

Mas nem só de shows é feito o Pocar. De Cachoeiro do Itapemirim, a Cia. Nós de Teatro apresenta o espetáculo teatral #palavrascruzadas, que retrata a incomunicabilidade dos sujeitos contemporâneos, fora das mídias sociais. E da Argentina, o Circo Teatro El Individuo, apresenta o espetáculo Grandes Roubadas, com o palhaço Mercúrio.

No campo da literatura, a tradicional feira da Editora Cousa, do escritor e editor Saulo Ribeiro, aporta em Conceição da Barra para mais uma comercialização de livros de escritores capixabas, a preços módicos, todos vendidos a quilo. Haverá ainda um Almoço Cultural, na comunidade quilombola de Porto Grande.

Conceição da Barra-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here