sábado, setembro 14, 2024
InícioCidadesCom inelegibilidade de Amadeu, políticos buscam ampliar alianças partidárias em São Mateus

Com inelegibilidade de Amadeu, políticos buscam ampliar alianças partidárias em São Mateus

-

A manutenção da condenação e inelegibilidade do ex-prefeito Amadeu Boroto (MDB), segunda-feira (5), mexe com os bastidores da política mateense visando as Eleições de 2024. Políticos têm demonstrado que pretendem ampliar alianças partidárias. A Reportagem ouviu candidatos a prefeito para repercutir o impacto da decisão do Tribunal de Justiça do Espírito Santo nas eleições em São Mateus.

 

MARCUS DA COZIVIP

Candidato pelo Podemos, Marcus da Cozivip salientou que gostaria de alinhamento para que o MDB e os partidos aliados a Amadeu possam conversar com ele. “Tem espaço. O projeto está aberto a receber novos partidos” – sustenta.

Marcus reforça que um objetivo é alinhar com o MDB e, principalmente, com o vice-governador Ricardo Ferraço, presidente estadual do partido. “O Ricardo, além de vice-governador, é secretário estadual de Desenvolvimento. O desenvolvimento é a praia que eu mais gosto” – frisa.

 

CARLINHOS LYRIO

O ex-deputado Carlinhos Lyrio (Republicanos) manifestou que segue conversando com outros partidos, independente da situação de Amadeu. “Não entramos nesse mérito da discussão, não me compete. Mas a gente continua conversando com os partidos para formar uma frente ampla. Espero que até o prazo final [de registro de candidaturas, 15 de agosto] a gente tenha já consolidadas as alianças” – ressalta.

Leia também:   Incaper prevê chance de chuvas fracas e passageiras em São Mateus neste fim de semana

Carlinhos acrescenta que tem conversado e buscado partidos alinhados com o Governo do Estado, “porque é interessante também”. Conforme avalia, os diálogos estão cada vez melhores. “Estamos preparados para o desafio, vamos para a luta”, sustenta.

 

HENRIQUE FOLLADOR

Lançado pelo PDT, Henrique Follador avalia que a situação de Amadeu não muda nada em relação à candidatura dele. “A gente vai continuar o nosso trabalho, a nossa busca dos projetos que a gente já prevê para o progresso não parar, para a gente continuar o trabalho do prefeito Daniel” – disse.

O posicionamento também foi reforçado pelo presidente municipal do PDT, Júlio Eler. “A gente não está pensando no Amadeu, estamos pensando na nossa campanha”, pontua.

Ele afirma que “o Henrique é um candidato forte, competitivo e que está crescendo. Agora, a gente fechou com o PP, temos uma mulher [candidata a vice-prefeita, Paloma Pancieri) que tem bom trâmite no campo. Temos o campo e a cidade com a gente. Vamos defender o legado do Daniel Santana. Temos muito o que mostrar”.

Leia também:   Veículos antigos são destaque no desfile cívico em São Mateus

 

OUTROS

Nilis Castberg afirmou que o PL está aberto aos diálogos com os partidos de direita. “Estamos prontos para conversar se alguns desses partidos quiserem caminhar conosco. Os prazos estão esgotando e nós temos uma das melhores propostas para a gestão municipal dentro da decência e seriedade que o serviço público exige”.

Zenilza Pauli, da federação PT/PV/PCdoB), relatou que estava em reunião no momento do contato da Reportagem.

Já Clebinho Bazoni preferiu não se manifestar.

 

Partidos alinhados a Amadeu discutem cenário

Partidos que estavam alinhados para uma possível candidatura de Amadeu Boroto em São Mateus estão discutindo o cenário após a manutenção da inelegibilidade do ex-prefeito.

Mesmo sem anunciar oficialmente pré-candidatura, o ex-prefeito Amadeu Boroto participou ativamente de reuniões, com alinhamento, sobretudo, com a frente denominada Todos Juntos por São Mateus, que reunia também outros pré-candidatos. Um deles é Ferreira Júnior, do partido Rede.

Ferreira frisou que a frente é composta por Rede, federação PSDB/Cidadania, PSB, MDB, DC e União Brasil. Perguntado sobre quais os encaminhamentos do partido dele, Ferreira disse que as agremiações se reuniriam para deliberar sobre o cenário. Ele relatou que a reunião deveria ocorrer ainda nesta terça-feira.

Leia também:   Hemocentro faz campanha de doação de sangue neste sábado para aumentar estoques no feriado de São Mateus

 

REUNIÃO EM VITÓRIA

Também nesta terça-feira, a informação era de que Amadeu Boroto e um grupo de políticos de São Mateus se reuniria em Vitória com o vice-governador Ricardo Ferraço para traçar as estratégias das articulações políticas do MDB no Município.

 

SEM REGISTRO

Nesta terça-feira abriu o prazo para registro de candidaturas no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, até as 18h de ontem não havia nenhuma candidatura a prefeito de São Mateus registrada no sistema.

 

Foto do destaque: TSE/Divulgação

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível