Devido à baixa adesão da população à vacinação de crianças de até 5 anos contra o sarampo e outras vacinas, São Mateus realizará no próximo sábado o segundo Dia D de imunização do ano. O primeiro foi realizado no mês de abril, quando ocorreu o lançamento da campanha de vacinação no Município.

Desta vez, o segundo Dia D de vacinação do ano será contra influenza e sarampo no próximo sábado (28). A coordenadora de Imunização da Prefeitura de São Mateus, Bruna Nunes Queiroz, explica que todas as salas de vacina do Município participam da ação.

“Serão ofertadas as vacinas contra influenza e tríplice viral, além da meningocócica C para adolescentes com idade entre 13 e 20 anos que não tomaram o imunizante aos 11 anos de idade” – frisa Bruna.

Ela adianta ainda que no Dia D de mobilização haverá um ponto de vacinação contra a covid-19 para crianças e adultos na Policlínica Municipal US-3, localizada no Bairro Boa Vista. “O horário de aplicação das doses nas salas de vacina será das 8h às 15h30. É necessário levar o cartão de vacina, cartão do SUS ou CPF” – detalha.

Leia também:   Hoje tem Dia D de vacinação contra covid, influenza, sarampo e meningite em São Mateus

Segundo Bruna, os públicos-alvo, ou seja, aqueles que têm o direito de receber a vacina contra a influenza com a cepa de 2022, são os idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, portadores de comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, rodoviário de passageiros, urbano e de longo curso, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

 

Quem já tomou vacina contra a gripe neste ano deve retornar para verificação da dose

 

Quem já tiver tomado vacina contra a gripe neste ano deve retornar ao local de vacinação e verificar se o imunizante possui a cepa de 2021 ou 2022. Quem ainda não tomou vacina com a cepa atualizada, deve retornar para se imunizar. A orientação é da coordenadora de Imunização da Prefeitura de São Mateus, Bruna Nunes Queiroz.

Leia também:   Potências do Bairro Vila Nova são apresentadas em exposição fotográfica no Centro das Juventudes

“É importante frisar que muitas pessoas foram vacinadas contra a influenza com a cepa de 2021 no início deste ano. Entre janeiro e março, a vacina aplicada tinha a cepa de 2021. Essas pessoas precisam retornar para tomar a vacina de 2022. Como está tendo uma procura muito baixa em relação a influenza, a gente acredita que o público pode ter se confundido e considerado que não precisa retornar. Mas é preciso que as pessoas busquem os locais de vacinação para que o profissional faça a verificação para aplicar a dose de 2022” – esclarece Bruna.

 

SARAMPO

De acordo com ela, a vacina tríplice viral, que previne doenças como sarampo, caxumba e rubéola, tem como público-alvo crianças de seis meses a 5 anos e trabalhadores da saúde. “A importância de se vacinar é evitar o acometimento pela doença. assim como formas graves, complicações e até óbitos. As vacinas são um meio de prevenção. Por isso que é importante manter altas coberturas vacinais para que toda a população esteja, assim, protegida”.

Leia também:   São Mateus treina agentes para assumir fiscalização do trânsito

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here