Com as chuvas caindo na região desde quinta-feira (25), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) começou nesta segunda-feira (29) a captar água exclusivamente no Rio Cricaré. De acordo com o diretor René Michel Kherlakian, a água no ponto de captação do Saae já estava teor de salinização abaixo de 100ppm, dentro dos padrões de potabilidade. O máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para consumo humano é 250ppm.

Conforme René, a ajuda vinda dos céus permitiu que o Saae interrompesse a utilização dos poços profundos e dos poços perfurados na Avenida Cricaré, pelo menos pelos próximos dias, por conta do grande volume de chuva que também caiu nos últimos dias nas cabeceiras do Rio Cricaré, no noroeste capixaba e no leste mineiro.

René Michel afirmou que o 14º poço artesiano profundo entrou em funcionamento no dia 24 e que o 15º ainda passa por manutenção e depende ainda de um relatório técnico para indicar se pode ou não ser usado. O Saae utiliza 14 poços profundos perfurados na gestão do prefeito Daniel Santana, com a água lançada diretamente na rede de distribuição, além de outros três poços perfurados na Avenida Cricaré, que tem a água bombeada até a estação de tratamento, no Bairro Boa Vista.

Leia também:   Polícia Militar registra encontro de cadáver em São Mateus

O diretor disse que a população deve manter o estado de atenção, economizar e usar a água de maneira racional para não faltar. “Vamos economizar no que for possível. Sabendo usar, não vai faltar. Esse é o lema que a gente tem que manter enquanto houver esse problema de salinidade. É usar racionalmente, sem exagero, sem desperdício” – complementou René.

São Mateus–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here