Aproximadamente 300 pessoas foram atendidas, na manhã desta quinta-feira (14), nas ações do Dia Mundial do Rim, na Praça Mesquita Neto. A programação teve continuidade à tarde com triagem, orientação sobre doença renal crônica (DRC), aferição de pressão arterial, exames de glicemia, pesagem e medição de altura. Pessoas que acompanharam o trabalho de conscientização, inclusive com palestra da médica nefrologista Adriana Magalhães Borel, disseram que seguirão com foco nas recomendações para evitar problemas renais.

O Dia Mundial do Rim foi marcado com triagem na Praça Mesquita Neto, inclusive com pesagem e medição das pessoas. Foto: Ademilson Viana/TC Digital
“Estou mais consciente”, disse o pintor industrial Domingos da Conceição Borges, 60 anos, que afirma não ter problemas renais. Ele constatou nas ações desta quinta-feira (14) que está com 12 quilos a mais do que é recomendado. Por isso promete esforço para perder peso. Domingos salienta que já pratica futebol e iniciou as caminhadas, o que pretende intensificar.

A aposentada Maria Oliveira, 63 anos, parabenizou as ações da Hemodiálise São Mateus e disse que sofre com dores nos ossos, mas não tem problemas renais. Contudo tem um fator de risco, que é a hipertensão. Com esse alerta, adianta que seguirá à risca o tratamento com remédios e manterá a dieta saudável para não ganhar peso. A balconista Deuseli Alcântara da Silva Costa, 57 anos, também aprovou as ações desta quinta-feira (14) e disse que não sabia de algumas orientações que foram dadas. Ela salienta que nunca teve problema renal e que não foi detectado fatores de risco, garantindo que seguirá as recomendações preventivas.

Leia também:   Forças de segurança fazem operação na divisa com a Bahia

CONSCIENTIZAÇÃO
Gerente da Hemodiálise São Mateus, Marlowa Barcellos Ribeiro disse que a programação estava sendo um sucesso, com estimativa de dobrar o atendimento de transeuntes e convidados para a ação na Praça Mesquita Neto. Ela percebeu que a população realmente necessitava de mais informações sobre Doença Renal Crônica. Conforme disse, foram detectados indícios de alguns casos e as pessoas receberam encaminhamentos.

Leia também: Alimentação saudável para prevenir doença renal crônica

Leia também: Dia do Rim com triagem e orientação em praça

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here