Com objetivo de desenvolver habilidades e valores esportivos, o Festival Jogos Mirins Mateense 2019 (Jomim), que reúne alunos de 6 a 11 anos, teve início na manhã desta terça-feira (24) com a cerimônia de abertura, que contou com o acendimento da pira olímpica, e os jogos de handbol de areia e quadra, e futsal.

O secretário municipal de Educação, José Adilson Vieira de Jesus, discursou na cerimônia de abertura e declarou aberto os jogos. “Esse é o terceiro ano consecutivo que realizamos o Jomim. É uma forma de desenvolver nas crianças, desde pequenas, as aptidões esportivas e a formação do caráter e intelecto, que são habilidades adquiridas com o esporte”, diz.

Partidas de handbol de areia tiveram início nesta terça-feira (24).

Conforme o coordenador de área de Educação Física da secretaria de Esportes, Eberval Luiz Coffler, os jogos não têm caráter de competição. “Ao final, todos os alunos receberão medalhas de participação. Não teremos campeões porque a gente acredita que o mais importante é levar autoestima para as crianças, fazer com que elas se sintam importantes e destacar os talentos individuais. Essa interação em torno do esporte traz resultados positivos para dentro da sala de aula, os alunos ficam mais participativos e melhoram o desempenho”, avalia.

Leia também:   Estudantes da Vaversa dão “uma mãozinha” no combate à dengue em São Mateus

O Jomim segue até sexta-feira (27) com a participação de cerca de 1.200 alunos de 28 escolas públicas da rede municipal, sendo 11 escolas do campo, além de duas escolas particulares. Ao todo serão 180 jogos nas modalidades de handebol de areia e quadra, futsal, futebol de areia, vôlei de areia e quadra, basquete e queimada.

Os jogos acontecem nas quadras coberta e de areia do Centro de Vivência Amélia Boroto e na quadra coberta da escola Professor João Pinto Bandeira.

Em parceria com uma faculdade particular do Município, neste ano os jogos contam com 27 acadêmicos de Educação Física, que ajudam na organização dos jogos. Para a universitária Thayná Bernardo, 20, essa é uma oportunidade de vivenciar a prática da profissão. “Minha expectativa é participar todos os dias. É uma experiencia importante para a gente ter o contato direto com a educação infantil, orientando os alunos e adquirindo conhecimento”.

CERIMÔNIA DE ABERTURA

Os estudantes Ana Beatriz, da Emef Golfinho, Mateus Costa, da Alternativa, e Isabella Felix, da Emef Herinéia Lima, levaram as bandeiras do Brasil, Espírito Santo e São Mateus na abertura dos jogos.

Na cerimônia de abertura, os estudantes Ana Beatriz, da Emef Golfinho, Mateus Costa, da escola Alternativa, e Isabella Felix, da Emef Herinéia Lima, foram os responsáveis por levar as bandeiras do Brasil, Espírito Santo e São Mateus durante a cerimônia.

Leia também:   Estudantes da Vaversa dão “uma mãozinha” no combate à dengue em São Mateus

Já o fogo simbólico da pira olímpica foi aceso pelos estudantes Wesley Alves Sampaio e Gabriel Caitite Cardoso, da escola Bom Sucesso, medalhistas de prata e bronze, respectivamente, nos 100 metros rasos com barreira nos esportes individuais dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES).

São Mateus – ES

Este slideshow necessita de JavaScript.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here