quinta-feira, março 27, 2025
InícioCidadesColetivo VIII Dinastia leva espetáculo a espaços de periferia e de comunidades...

Coletivo VIII Dinastia leva espetáculo a espaços de periferia e de comunidades tradicionais

-

O grupo Coletivo VIII Dinastia levará o espetáculo Três preces e outras coisas de dentro da caixa a três bairros e duas comunidades tradicionais rurais, com entrada gratuita. A primeira apresentação do projeto Giro em Cinco Pontos será realizada neste sábado (15), às 18h, na sede do projeto social Complexu Triangular, no Bairro Vila Nova. A iniciativa é contemplada pelo edital 003/2024 da Lei Aldir Blanc, implementado pela Secretaria Municipal de Cultura.

Responsável pela interpretação solo do espetáculo, bem como pelo texto e direção, Marcelo Cruz detalha que o projeto Giro em Cinco Pontos também levará apresentações ao Bairro Santo Antônio (22 de março), à Comunidade do Nativo (5 de abril), ao Bairro Litorâneo (12 de abril) e à Comunidade Divino Espírito Santo (26 de abril).

O espetáculo Três preces e outras coisas de dentro da caixa tem interpretação solo de Marcelo Cruz.
Foto: Divulgação

Marcelo Cruz explica que o espetáculo Três preces e outras coisas de dentro da caixa estreou em julho de 2023 e já realizou uma série de apresentações, incluindo no Bairro Porto, na galeria Belas Artes e outras para estudantes da educação do campo. “Após as cinco apresentações pelo projeto Giro em Cinco Pontos, a peça continuará em cartaz, sendo que uma nova exibição está agendada para agosto, no Centro Cultural Eliziário Rangel, na Serra”, conta.

 

Inspirado em  história da mãe

No espetáculo solo, Marcelo Cruz faz um diálogo em que fala da mãe dele, Dona Flor, que era benzedeira. “Cuidou da gente com esse ritual ancestral. O espetáculo vai trazer isso, essa ancestralidade. Ela tinha esse costume de benzer, banho de ervas” – disse.

De acordo com Marcelo, após cada apresentação, o Coletivo VIII Dinastia realiza o que denomina de roda de narrativas, na qual as pessoas presentes falam das impressões sobre o espetáculo e também sobre as vivências delas com os costumes ancestrais. “Por isso que a gente escolheu essas comunidades tradicionais”, afirma.

O grupo VIII Dinastia é formado por Baby Bonomo, Gabryelle de Souza Gomes, Marcelo Cruz, Ian Oliveira e Júnior de Jesus.
Foto: Divulgação

 

EQUIPE

Cinco integrantes do Grupo VIII Dinastia participam da equipe do espetáculo: Marcelo Cruz (interpretação, texto e direção), Baby Bonomo (trilha sonora e operação de som), Ian Oliveira (iluminação e operação de luz), Júnior de Jesus (cenografia e cenotécnica) e Gabryelle de Souza Gomes (produção de cena). Marcelo Cruz acrescenta que há ainda uma convidada externa, que é Cristina Kikudome (figurino).

Foto do destaque: Divulgação

 

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível