O colegiado do Curso de Direito da Faculdade Vale do Cricaré (FVC) lançou o livro Direitos fundamentais e seus reflexos no cotidiano. A obra foi organizada pelos professores Vinicius Ribeiro Cazelli e Genésio Moreira Filho. Coordenador do Curso de Direito, o professor Samuel Davi Garcia Mendonça relata que a obra mostra os direitos fundamentais previstos na Constituição Federal de forma mais acessível e compreensível tanto para a comunidade acadêmica como para a sociedade.

Samuel e o diretor-presidente da FVC, Solimar Roberto Riva, entregaram um exemplar do livro ao diretor-geral da Rede TC, Márcio Castro. A empresa jornalística é uma das parceiras na viabilização da obra literária. O livro foi lançado no dia 1º, no 7º Seminário de Direito.

O livro foi lançado no 7º Seminário de Direito da FVC. Foto: Divulgação

“O objetivo deste livro é incentivar a produção científica. Os alunos, vendo que os professores da instituição produzem cientificamente, eles são também motivados a seguir este caminho. Desde o primeiro período aqui na faculdade tem iniciação científica e eles já vão aprendendo a fazer artigos e veem no reflexo dos professores a possibilidade também de editarem livros” – ressaltou Samuel.

Leia também:   Jovem é assassinado a tiros dentro de casa em Linhares

O coordenador do Curso de Direito enxerga que um diferencial do livro é fazer qualquer cidadão, por meio de uma linguagem simples, saber dos direitos que pode exercer, por exemplo, sobre liberdade religiosa e racial, relação de vizinhança e direito a moradia. Samuel entende que os direitos fundamentais, tema do livro, estão sendo assegurados pelo Estado. Contudo pondera que existem questões que, vez ou outra, aparecem contestações. Como exemplo, o professor cita em São Mateus os direitos dos quilombolas, além de direitos políticos, na esfera nacional.

O livro tem 176 páginas e o prefácio é do juiz Alcenir José Demo. A tiragem inicial é de 1.000 exemplares. Além dos organizadores Vinicius Ribeiro Cazelli e Genésio Moreira Filho, a obra tem capítulos produzidos por Rubens da Silva Cruz, Jorge Eduardo de Lima Siqueira, Christiane Andrade Gomes Schemes, Rui Edsiomar Alves de Souza, Tainá Pinheiro, Rosana Júlia Binda, Felipe Ribeiro Cazelli, Roberto Fanti de Resende, Carolina Tonini Almeida e Jakeline Martins Silva Rocha.

FILOSOFIA DA
INSTITUIÇÃO
Solimar Riva sustenta que “o papel da academia é exatamente essa produção científica, numa linguagem mais participativa, mais consciente, mais serena, não ficando estritamente na linha técnica”. O diretor-presidente da FVC reforça que o Curso de Direito está levando conhecimento para a sociedade.
“O livro foi feito não para ficar somente para os legisladores e os operadores do Direito, mas fundamentalmente para o povo, para as pessoas, que ao lerem a obra tenham entendimento dos direitos com mais facilidade”, comentou. Solimar acrescenta que a publicação segue uma filosofia desenvolvida em todos os cursos da instituição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here