A 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acontece de 12 a 16 de abril, reunindo os bispos de todo o País, desta vez de forma virtual por conta da pandemia do novo coronavírus. Dentre os assuntos em pauta será apresentado e votado o projeto de criação da Regional Leste 3 da CNBB, composta pela Arquidiocese de Vitória e pelas dioceses de São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina.

Atualmente, as dioceses capixabas integram a Regional Leste 2, juntamente com as igrejas particulares de Minas Gerais, sendo que o bispo de São Mateus, Dom Paulo Bosi Dal’Bó, é o vice-presidente.

A proposta de criação da Regional Leste 3 foi apresentada em 2019, apreciada pelo Conselho Pastoral da Regional Leste 2 e submetida ao Conselho Permanente da CNBB com aprovação quase absoluta em 2020. Agora, segue para aprovação e votação na assembleia geral da Conferência.

De acordo com a CNBB, a criação da Regional Leste 3 tem por objetivo a colegialidade da ação comum, do estudo e aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. “Os bispos também pretendem favorecer a construção de uma pastoral orgânica, a partir das características das Comunidades Eclesiais de Base, sem que se perca a identidade específica de cada região, e com os organismos de comunhão, marca evangelizadora da Igreja capixaba” – diz a nota.

Leia também:   Com Dom Aldo cada vez mais recuperado, Diocese prevê alta hospitalar em breve

Realidades distintas entre as dioceses de Minas Gerais e do Espírito Santo

Integrante do Colégio dos Consultores da Diocese de São Mateus e pároco de Águia Branca, padre Aldir Roque Lóss explica que as regionais são divisões na Igreja Católica do Brasil criadas nos anos de 1950 “com o intuito de dinamizar o trabalho pastoral conforme a realidade da área de abrangência”.

O padre salienta que, na época, o Espírito Santo tinha apenas a Diocese de Vitória. Contudo, posteriormente, foram criadas as dioceses de São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim e, há aproximadamente 25 anos, a Diocese de Colatina.

As dioceses capixabas integram atualmente a Regional Leste 2. Padre Aldir detalha que são 31 dioceses mineiras e as quatro capixabas. As igrejas particulares do Espírito Santo compõem um grupo sub-regional.

A ideia de criar a Regional Leste 3 ganhou força nos últimos anos, entre outros motivos, pelo entendimento pastoral diferente entre as dioceses do Espírito Santo e de Minas Gerais, além da questão logística de deslocamento para Belo Horizonte, onde é sede da Regional Leste 2.

Leia também:   Operação prende em São Mateus homem apontado como líder de organização criminosa na Bahia

Entretanto, o padre Aldir salienta que não há unanimidade sobre a criação de um novo grupo, como por exemplo, a forma de coordenar as diversas áreas pastorais dentro de uma regional. Ele frisa que o projeto estará em discussão e caberá aos bispos da CNBB decidirem. O padre acredita que o pleito será aprovado.

Ele, inclusive, foi um dos padres que contribuiu com o projeto encaminhado para bispos de todo o Brasil. Um vídeo foi produzido pelo padre Marcelino de Oliveira, de Colatina, que é secretário geral da Regional Leste 2. Padre Aldir frisa que o material servirá de norte para auxiliar os bispos na decisão a ser tomada na 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que acontece de 12 a 16 de abril.

 

Foto de destaque: CNBB/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here