InícioCidadesClube do Livro Ilha Literária conquista reconhecimento internacional

Clube do Livro Ilha Literária conquista reconhecimento internacional

-

Por

Tatiana Milanez

Repórter

Criado a partir do desejo de duas moradoras de Guriri de construírem um espaço de leitura em São Mateus, o Clube do Livro Ilha Literária se transformou, em poucos meses, em uma comunidade feminina consolidada de incentivo à leitura. O grupo realizou o primeiro encontro em setembro de 2025 e atualmente reúne cerca de 50 integrantes, todas mulheres.

A iniciativa que partiu de Natalí Monteiro Alves da Silva, de 34 anos, e Mayara Trevizani Carneiro, de 30 anos, começou com 18 membras e ganhou novas participantes e visibilidade no cenário literário, notado por autores e editoras. Mayara ressalta que o clube é exclusivo para mulheres maiores de 18 anos apaixonadas pela leitura. “Os nossos encontros são mensais, com debates, dinâmicas e troca de experiências sobre as obras lidas” – explica.

O Clube do Livro Ilha Literária surgiu a partir da iniciativa de Mayara Trevizani Carneiro, de 30 anos, e Natalí Monteiro Alves da Silva, de 34 anos, começou com 18 membras e ganhou novas participantes e visibilidade no cenário literário.
Foto: Divulgação

Mayara destaca que, no mês de abril, a leitura selecionada foi o livro Dungeons & Drama, da escritora norte-americana Kristy Boyce. O encontro para discussão da obra aconteceu no dia 2 de maio e, segundo a organizadora, repercutiu além do esperado, ultrapassando as fronteiras internacionais. “A própria autora compartilhou fotos do grupo nas redes sociais dela nos EUA e enviou mensagens carinhosas e de agradecimento ao clube” – enfatiza.

Leia também:   Hospital Estadual Roberto Silvares realiza captação de órgãos durante o feriado de Corpus Christi

 

KRISTY BOYCE

A autora Kristy Boyce é conhecida por escrever romances young adult voltados à cultura geek, misturando RPG, fandoms, teatro musical, humor e romance adolescente. Além de escritora, Kristy Boyce é doutora em Psicologia Social e professora na The Ohio State University, nos Estados Unidos.

Entre as obras de destaque estão Dungeons & Drama, Dating and Dragons, Rolls and Rivalry, Hot British Boyfriend e Hot Dutch Daydream.

A autora Kristy Boyce é conhecida por escrever romances young adult voltados à cultura geek, misturando RPG, fandoms, teatro musical, humor e romance adolescente. Entre as obras de destaque estão Dungeons & Drama, Dating and Dragons, Rolls and Rivalry, Hot British Boyfriend e Hot Dutch Daydream.
Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Mayara reforça que o livro debatido pelo Clube é um fenômeno entre leitores de literatura jovem e do universo BookTok, entrou para a lista de best-sellers do New York Times, traduzido para 13 idiomas e indicado ao Goodreads Choice Awards na categoria Young Adult Fiction em 2024.

 

PARCERIAS

De acordo com Mayara, outra conquista recente do Clube do Livro Ilha Literária é a parceria firmada com a Editora Rocco, fundada em 1975 e responsável pela publicação de obras de grande sucesso, como a série Harry Potter.

“O clube foi selecionado para participar de uma iniciativa da editora que busca aproximar leitores dos títulos publicados e fortalecer comunidades literárias em diferentes regiões do Brasil. Essa parceria representa o reconhecimento do nosso trabalho e também uma oportunidade de ampliar o acesso às obras e incentivar ainda mais o hábito da leitura” – frisa.

Leia também:   Acusados são presos em exato local de execução oito meses após crime em São Mateus

As fundadoras do Clube do Livro também citam a divulgação das atividades do grupo no jornal Tribuna do Cricaré. “O clube também agradece à Tribuna do Cricaré, parceira desde o início dessa trajetória, pelo apoio e pela divulgação do projeto. O espaço já oferecido pelo jornal foi essencial para impulsionar o alcance da iniciativa, aproximar novos leitores e contribuir para que o clube consolidasse o engajamento e a dimensão que possui hoje, intensificando a cultura e a literatura na região” – frisa Mayara.

 

Encontro marcado

 

Segundo Mayara, a programação do próximo encontro já foi definida. A reunião deve acontecer no dia 13 de junho. Na oportunidade, as participantes irão discutir duas obras: O Vilarejo, do escritor Raphael Montes, e Breve Inventário de Pequenas Solidões, de Tiago Feijó. Conforme salienta, o debate contará ainda com a participação virtual do próprio autor Tiago Feijó, a partir das 10h, no Recanto Zion, em Guriri.

Mayara destaca ainda que mesmo quem não conseguir concluir as leituras a tempo poderá participar das discussões e atividades realizadas pelo grupo.

Leia também:   Acusados são presos em exato local de execução oito meses após crime em São Mateus

 

Foto do destaque: Divulgação

MAIS...

Recentes