Por
Claudio Caterinque
Repórter
Um ciclone extratropical pode provocar ainda mais chuvas, em alguns casos tempestades, com queda de grazino e ventos fortes, no Sul e Sudeste brasileiro. Na tarde desta quarta-feira (5), o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um aviso com alertas de chuvas fortes em boa parte do Sudeste, o que inclui o Espírito Santo. Segundo o Inmet, podem ocorrer chuvas entre 30 milímetros por hora (mm/h) e 60mm/h, ou 50mm/h e 100mm/dia, acompanhadas de ventos intensos de até 100km/h e queda de granizo.
Há registros de chuvas fortes, ventos intensos e queda de granizo nesta semana em diversos municípios capixabas e mineiros. Colatina ficou com ruas alagadas. Houve relatos também de chuvas fortes no sul e região serrana do Estado.

No entanto, conforme o Inmet e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), as chuvas podem ocorrer com menor intensidade na região de São Mateus. Nesta quinta-feira (6), o Incaper prevê chuvas volumosas a partir da tarde somente na metade sul do Estado, enquanto que na metade norte, a previsão é de poucas nuvens e calor, com possibilidade de chuva passageira a partir do final da tarde. Os termômetros podem marcar 32ºC.
Inclusive, na tarde desta quarta-feira (5), os termômetros chegaram a marcar 31ºC, com sensação térmica de 33ºC.
Essas condições devem se interver na sexta-feira (7), quando a parte com possibilidade de chuvas será a metade norte do Estado. Com isso, as temperaturas devem ficar mais amenas em relação aos dias anteriores da região de São Mateus.
SÁBADO ENSOLARADO
Porém, de acordo com a previsão feita pelo Incaper nesta quarta, no sábado (8), o ar seco associado a um sistema de alta pressão pode deixar o tempo aberto no Espírito Santo. “Poucas nuvens e ausência de chuva em todo o Estado. As temperaturas máximas sobem de forma acentuada em todas as regiões. O vento sopra fraco a moderado no litoral, com possibilidade de rajadas em algumas praias” – aponta.
Na região de São Mateus, as temperaturas voltam a subir, em relação a sexta-feira, podendo chegar a máximas de 32ºC.
Mas, devido ao avanço do ciclone extratropical pelo oceano e de uma frente fria sobre o Estado, no domingo (9), o tempo deve mudar novamente no Espírito Santo. “A passagem de uma frente fria aumenta a nebulosidade e provoca chuva ao longo do dia em todas as regiões. As temperaturas máximas diminuem de forma acentuada e o vento sopra de fraca a moderada intensidade em alguns trechos durante a passagem da frente” – complementa.
Dois fenômenos atmosféricos
Segundo o Instituto Climatempo, além dos efeitos do ciclone extratropical, a Região Sudeste ainda enfrenta a passagem de uma frente fria, o que pode gerar muitas áreas de instabilidade que vão espalhar nuvens carregadas, com potencial para provocar chuva forte em pouco tempo, muitos raios e ventania.
“Este ciclone extratropical é especialmente perigoso porque deve se organizar sobre o Sul do Brasil e, já sobre o oceano, deve se deslocar próximo ao litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. A previsão é de que o ciclone extratropical esteja completamente organizado no fim da noite de sexta-feira entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Durante a madrugada do sábado, o centro do ciclone extratropical se desloca para o litoral catarinense e no decorrer da manhã e tarde do sábado avança no mar em direção à costa de São Paulo e do Rio de Janeiro. Durante o domingo, este ciclone extratropical estará no mar, com centro estimado entre a costa do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, ainda impactando áreas do litoral da região Sudeste” – detalha o Climatempo.
Foto do destaque: Inmet/Divulgação







