Mantendo de prontidão equipes das secretarias de Assistência Social, de Obras e da Defesa Social, incluindo a Defesa Civil, a Prefeitura de São Mateus orienta a população a deixar áreas consideradas de risco no Município. A recomendação é em decorrência das previsões de acumulado de chuvas expressivas para os próximos dias.
Nesta quinta-feira (17), o Instituto Nacional de Meteorologia estendeu para até esta sexta (18) o alerta de chuva de 30mm a 60mm por hora ou 50mm a 100mm por dia.
Secretária da Defesa Social, Danúbia Henriques destaca que o indicado é que as pessoas que residam em áreas de risco, encostas e região ribeirinha, não permaneçam nos imóveis suscetíveis a desmoronamentos e alagamentos.
Danubia detalha que as equipes estão trabalhando 24 horas por dia, monitorando bairros como Pedra D’Água, Areinha, Sernamby, Cacique, Centro, além de Guriri. A Secretaria de Comunicação acrescenta ainda a Vila Maruim, Ayrton Senna, Forno Velho (Cohab) e Ideal. Em alguns locais, a Danúbia salienta que a água chegou a entrar em residências.
Ela salienta que nesta quinta-feira equipes, tanto da Defesa Civil quanto da Assistência Social, trabalharam nos locais. No entanto, até a tarde ela ainda não tinha o quantitativo de famílias atendidas no Município.
“A Defesa Civil pode ser acionada a qualquer momento, 24 horas por dia, pelos telefones 99918.1122 (Whatsapp) e 3763-1122”, reforça Danúbia.
GURIRI
Em Guriri, na quarta-feira a área central do balneário e algumas ruas adjacentes ficaram alagadas. Conforme destaca a secretária Danúbia, um profissional permaneceu na Avenida Governador Eurico Rezende trabalhando a noite toda e a água foi escoada da via. Pela manhã, já não havia mais alagamento no local.
CHUVA
De acordo com o Inmet, a estação meteorológica localizada no Bairro Litorâneo registrou 12,2 mm de chuva na terça-feira, 54,6mm na quarta-feira e 0,2 mm até as 12h de quinta-feira. Já o pluviômetro automático do Cemaden registrou um volume de chuva maior em Guriri, sendo 8mm na terça-feira, 74,6mm na quarta-feira e 0,2 mm na quinta-feira até 12h.
O Inmet prevê mais chuvas em São Mateus e municípios vizinhos pelo menos até domingo.
Foto do destaque: