O prefeito de Conceição da Barra, Francisco Bernhard Vervloet, o Chicão, renunciou ao mandato. A informação foi confirmada à Rede TC de Comunicações na tarde desta segunda-feira (30) pelo vice-prefeito Jonias Dionísio, o Jonias de Braço do Rio.

Segundo Jonias, ele foi informado por Chicão da decisão de renunciar ao mandato ainda na sexta-feira (27). O vice-prefeito disse apenas que os motivos que levaram o chefe do Executivo Municipal a tomar essa decisão são de cunho particular.

Com a renúncia de Chicão, Jonias de Braço do Rio assume a Prefeitura de Conceição da Barra até o dia 31 de dezembro. “Eu e Chicão sempre tivemos uma boa relação. E, agora, como prefeito, vou dar continuidade aos trabalhos. Vou trabalhar até o meu último dia de mandato. Fiz um compromisso com Conceição da Barra e irei cumprir” – ressalta.

Ainda segundo Jonias, Chicão comunicou a decisão de renunciar ao cargo de prefeito à Câmara de Conceição da Barra nesta segunda-feira. Dessa forma, a cerimônia de posse do vice-prefeito no cargo de prefeito será feita numa reunião às 10h, na sede do Legislativo Municipal, “para tratar dos ritos formais”.

 

CHICÃO

Eleito em 2016, Chicão foi acusado pelo Ministério Público Eleitoral de abuso de poder econômico praticado durante a campanha. Na primeira instância, o juiz eleitoral julgou como improcedente a denúncia. Porém, o caso para o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo e Chicão perdeu por unanimidade dos votos. Ele teve o mandato cassado em setembro de 2019 e foi condenado à perda dos direitos políticos.

Porém, no próprio TRE-ES, conseguiu uma liminar do vice-presidente do Tribunal, que exercia a função de presidente, que o manteve no cargo de prefeito. Ele foi afastado em março deste ano por uma decisão do próprio TRE-ES, desta vez, do presidente, que cassou a liminar do vice-presidente. Na ocasião, o presidente da Câmara de Conceição da Barra, o vereador Mateusinho, assumiu como prefeito.

No Tribunal Superior Eleitoral, Chicão conseguiu uma liminar, assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, e reassumiu o cargo prefeito no dia 25 de setembro.

Chicão chegou a disputar a reeleição, ainda sub judice, mas ficou em terceiro lugar com 3.230 votos, que foram anulados pelo TRE-ES.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here