Por
Claudio Caterinque
Repórter
O Governo do Estado realizou na manhã desta terça-feira o lançamento da Chamada Pública Escolar 2026 com algumas novidades. Dentre elas, pela primeira vez, as rematrículas, mudanças de escola e solicitações de novas matrículas acontecerão simultaneamente, no período de 4 de novembro a 12 de dezembro, conforme detalha a Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual da Educação (Sedu).
Outra novidade é a ampliação da quantidade de escolas de tempo integral e do Programa Escola do Futuro – que visa fomentar a inovação nas unidades de ensino. Os anúncios foram feitos pelo governador Renato Casagrande, pelo vice-governador Ricardo Ferraço e pelo secretário estadual da Educação, Vitor de Angelo.

Na área da Superintendência Regional de Educação, São Mateus terá mais duas unidades de tempo integral a partir de 2026: a Escola Dr. Emílio Roberto Zanotti, do Bairro Boa Vista –ao lado da escola também de tempo integral, Marita Motta Santos–, e a Escola 27 de Outubro, no Assentamento Georgina, na Região dos Quilômetros.
Desta forma, o Município deve passar a contar com um total de seis unidades com essa modalidade de ensino. Já funcionam em regime de tempo integral em São Mateus as escolas Marita Motta Santos, Américo Silvares e Pio XII, além da Escola XIII de Setembro. De acordo com o superintendente regional de Educação, Judson Coswosk, as unidades XIII de Setembro e 27 de Outubro são da modalidade escola do campo.
Em entrevista à Rede TC de Comunicações, Judson destaca ainda que, com mais essas unidades de ensino em tempo integral, a área sob abrangência da Superintendência Regional de Educação ultrapassa a meta preconizada pelo Plano Nacional da Educação para 2025, que prevê 50% das escolas públicas neste sistema de ensino, além de contemplar 25% das matrículas em tempo integral.
Outros municípios contemplados
Também está contemplado com unidade de ensino de tempo integral o município de Conceição da Barra (Escola do Assentamento União, em Braço do Rio).
Além disso, os municípios de Pedro Canário (Dr. Edward Abreu do Nascimento e Professora Luiza Bastos Farias), Conceição da Barra (Professor Joaquim Fonseca) e Jaguaré (Irmã Tereza Altoé), foram beneficiados com certificações de Escola do Futuro.
CASAGRANDE
Renato Casagrande destacou que irá entregar o Estado com importantes avanços em duas frentes estratégicas: a expansão da Educação em Tempo Integral e o fortalecimento do Programa Escola do Futuro.
“Estamos abrindo mais 20 escolas estaduais em Tempo Integral e mais 60 unidades dentro do Escola do Futuro. Isso é um passo gigantesco na qualidade da Educação capixaba” – enfatiza. O governador afirma ainda que, desde quando retornou ao governo, em 2019, o objetivo é concluir o mandato com 202 novas escolas com a oferta do ensino em tempo integral. “Recebemos a gestão com 32 e vamos entregá-la com 234 escolas nessa modalidade” – complementa.
Vagas em 2026
Para 2026, serão ofertadas mais de 230 mil vagas em todo o Estado, distribuídas entre 80 mil no Ensino Fundamental, 130 mil no Ensino Médio e 20 mil na Educação de Jovens e Adultos (EJA), conforme dados da Sedu. A Secretaria aponta ainda que, dentre as vagas do Ensino Médio, 33 mil serão integradas a cursos técnicos, “fortalecendo a integração entre a educação básica e a formação profissional”.
O vice-governador Ricardo Ferraço também participou do anúncio: “Temos esse compromisso e satisfação em investir para melhorar cada vez mais a Rede Estadual de Ensino. Uma vertente que é relevante destacar é que as nossas escolas de Tempo Integral são muito importantes, pois permitem aos pais trabalharem com tranquilidade, tendo a certeza que os filhos estão estudando durante todo o dia em ambiente seguro com alimentação e apoio multidisciplinar”.
Rede estadual chegará a 85 mil vagas em tempo integral, afirma secretário
O secretário estadual da Educação, Vitor de Angelo, destacou que, com as 20 novas escolas, a rede estadual chegará a 85 mil vagas em tempo integral, distribuídas entre os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. “O crescimento reafirma o compromisso do Governo do Estado em garantir mais tempo de aprendizagem, formação integral e oportunidades de desenvolvimento para os estudantes”, afirma.
Vitor de Angelo pontua ainda que, paralelamente, “o Programa Escola do Futuro segue se consolidando como uma política pública de inovação educacional”. Ele foi criado em 2023 com o objetivo de transformar o cotidiano das escolas, introduzindo metodologias ativas, cultura digital e uso pedagógico de tecnologias. Em três anos, o programa saltou de cinco escolas certificadas em 2023 para 50 unidades em 2025, segundo a Sedu.
“Agora, a Sedu se prepara para uma nova expansão. Em 2026, mais 60 escolas serão certificadas, totalizando 110 unidades distribuídas entre as 11 Superintendências Regionais de Educação e abrangendo mais de 50 municípios capixabas. A expectativa é de que cerca de 150 mil estudantes sejam diretamente beneficiados pela iniciativa, que já alcança mais de 75% do território estadual” – frisa o secretário.
Foto do destaque: Thiago Coutinho-Sedu/Divulgação







