Por

Wellington Prado

Repórter

A direção do Centro Universitário Norte do Espírito Santo afirma que é imperioso que o projeto de criação da Universidade Federal de São Mateus (UFSM) seja “construído com ampla escuta e participação de nossa comunidade acadêmica e que seja garantida a autonomia universitária”.

O diretor Luiz Antonio Fávero Filho e a vice-diretora Ana Beatriz Neves Brito destacam que esse foi um dos pontos abordados com o deputado federal Neucimar Fraga em reunião virtual realizada na terça-feira, onde também participaram a chefia da Secretaria Geral e diretores de Infraestrutura e de Suporte Administrativo.

O deputado Neucimar é autor do projeto de Lei 1964/2021 que autoriza a criação da Universidade Federal de São Mateus, por desmembramento do Ceunes em relação à Ufes.

“O deputado fez uma breve apresentação de sua carreira política, destacando que, em ocasião anterior, tentou encaminhar uma proposta de criação de uma universidade federal em nosso município. Sobre o projeto em si, não entrou em detalhes relativos à estrutura administrativa e acadêmica, informando que essa decisão ocorrerá posteriormente, após diálogo e articulação com o Ministério da Educação” – detalha a direção.

Leia também:   PDT confirma pré-candidatura de Follador e articula apoio de partidos

 

Importância do Ceunes e impacto com a UFSM

 

São Mateus – A direção do Ceunes reforça a importância do campus da Ufes para o norte capixaba e destaca que, neste ano, o centro universitário completa 15 anos de implantação em São Mateus.

“O diálogo também permitiu uma breve reflexão sobre o impacto para nossa região resultante da criação de uma universidade federal. Por outro lado, também foram apontadas inúmeras questões que trazem preocupação quanto a este processo, tais como orçamento e recursos humanos, bem como o modelo de universidade a ser implantado” – salienta.

A direção do Ceunes adianta que o assunto estará em pauta na reunião do Conselho Departamental, prevista para ocorrer na segunda-feira (21). “Pautaremos essa questão visando obtermos um posicionamento que norteará nossa comunidade sobre o assunto em tela” – ressalta.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here