Depois de um ano de atendimento e cadastramento de irrigantes no interior do Espírito Santo, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) iniciou uma nova fase da Campanha de Cadastro de Usuários de Recursos Hídricos: a de análise de dados. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Agerh, a nova etapa é primordial para atualizar e entender a dinâmica entre demanda e oferta hídrica nas regiões do Estado. Para isso, os postos avançados da Agência nos municípios de Nova Venécia, Colatina e São Roque do Canaã tiveram os funcionamentos encerrados.

A partir desta segunda-feira (29), o cadastramento e a emissão de certificado de regularidade passaram a ser feitos apenas na sede da autarquia, na Mata da Praia, em Vitória. “Para agilizar o atendimento e dar mais conforto ao cidadão, os serviços devem ser agendados previamente”, complementa a assessoria.

CAMPANHA
A Campanha de Cadastro de Usuários de Recursos Hídricos é voltada a produtores rurais que captam água para irrigação, ou dessedentação animal, e ainda não têm o uso regularizado na Agerh. Após fornecer informações sobre a atividade, o irrigante recebe um certificado de regularidade, documento provisório que antecede a outorga.

“O projeto começou em 2017 com o objetivo de conhecer melhor esses usuários e a quantidade de água que eles demandam. Numa parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes) e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Agerh contratou pesquisadores bolsistas e, em 2018, abriu postos avançados em várias regiões do Estado. A campanha passou por 11 municípios, onde mais de 5.700 usuários de água foram cadastrados” – detalha a assessoria da agência.

Com as informações, a Agerh pretende traçar um diagnóstico mais realista da disponibilidade hídrica no Espírito Santo, “ou seja, saber a quantidade de água que é utilizada e a quantidade ainda disponível para uso. Os dados possibilitam que a análise e emissão de outorga sejam mais eficientes”.

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