Por
Claudio Caterinque
Repórter
A festa em comemoração ao aniversário de 474 anos de Vitória –celebrado oficialmente na segunda-feira, 8 de setembro– começa hoje, na orla de Camburi. Em entrevista exclusiva para a Rede TC de Comunicações na tarde de ontem, o prefeito Lorenzo Pazolini detalha a programação e fala das novidades para este ano. E a primeira delas, segundo o prefeito, é que a festa tem o maior palco da história para a celebração do aniversário da cidade, na altura da Avenida Adalberto Simão Nader.

Foto: Cesan-GovernoES/Divulgação
“Nós teremos um novo local, em Camburi, mais amplo, à beira-mar. As pessoas vão estar ali com os pés na areia celebrando esse momento importante de aniversário dos 474 anos da capital de todos os capixabas. Teremos o maior palco da história, grande telão de LED envolvendo todo o palco e atrações que são muito importantes” – destaca Pazolini.
Segundo o prefeito, outra novidade é que na segunda-feira, dia em que o município oficialmente “sopra suas velinhas”, a programação contempla outros locais, com três palcos: na Praça Nilze Mendes, em Jardim Camburi; na Ilha das Caieiras, na região da Grande São Pedro; e na Orla de Camburi, no bolsão do estacionamento, em frente ao antigo Hotel Aruan.

Foto: Secom-PMV/Divulgação
Nesta sexta-feira, a programação é voltada para o público gospel, a partir das 20h. Com o Show Celebra Vitória, a abertura fica por conta da banda Fhop Music, “grupo cristão contemporâneo que vem conquistando multidões pelo País com suas canções de louvor vibrantes”, conforme destaca Pazolini.
A noite guarda ainda atrações como Bruna Karla, “uma das vozes mais potentes da música gospel brasileira, dona de sucessos que ultrapassam gerações e emocionam com mensagens de fé e esperança”.
Sofrência e romantismo
A festa do aniversário de Vitória também terá espaço para atrações nacionais e, principalmente, de artistas capixabas. Amanhã, o cantor da terra, Ton Oliver, inicia os festejos com sertanejo universitário. Às 22h, o palco será de Heitor Costa, com hits de sofrência e romantismo. Já no domingo, a partir das 20h, o cantor sertanejo Léo Lima abre os trabalhos com músicas que vão do romântico às batidas mais agitadas. O cantor Daniel assume o palco às 22h.

Foto: Divulgação
“Começamos com uma noite gospel de muita benção, louvor e gratidão a Deus pela nossa cidade, pelos avanços, investimentos. No sábado, Ton Oliver, que é capixaba, e Heitor Costa, que é um cantor do arrocha que está estourando no Brasil inteiro. Tem grandes sucessos aí. E no domingo, Léo Lima, que também é capixaba, e Daniel. Nós vamos cantar um feliz aniversário na virada da meia-noite de domingo para segunda-feira com Daniel. E segunda-feira vamos espalhar pela cidade as apresentações de artistas capixabas” – enfatiza Pazolini.
“Democratizar o acesso à cultura”
Em entrevista à TC, o prefeito Lorenzo Pazolini afirma que o objetivo da festa, que está com programação pulverizada por toda a cidade, é “democratizar o acesso à cultura, à arte, ao entretenimento e celebrar esses grandes avanços, investimentos e melhorias”.
O prefeito aproveita para defender que Vitória atualmente é referência em gestão pública para o Brasil. “Temos a melhor saúde pública do País na avaliação de órgãos independentes, a melhor educação pública e a segunda melhor gestão e eficiência da máquina. Ou seja, estamos conseguindo entregar avanços sociais, educacionais, melhoria de vida para o nosso povo, de uma maneira muito organizada”.
Por esses motivos, afirma que o momento da festa se torna ainda mais especial. “De celebrarmos esses avanços e de fazermos uma grande festa com paz, união dos povos e nessa grande referência que Vitória se tornou”.
O prefeito observa que a capital capixaba “havia perdido o protagonismo” em nível nacional nas últimas décadas e que a gestão dele consegue retomar, “colocar a cidade no mapa de investimento e fazer de fato uma referência para o País”.
AUTOESTIMA
Segundo Pazolini, a festa serve ainda para aumentar a autoestima da população. “Promove o ambiente de celebração, gera emprego, renda e oportunidades, aquece a economia. Temos centenas de empreendedores que estão ansiosos porque muita gente tira o sustento ao mesmo tempo que o povo se diverte”.
O prefeito complementa que o momento é também para celebrar os avanços econômicos. “É agradecer por tudo que nós construímos juntos, é viver um momento muito especial dos 474 anos da capital de todos os capixabas e olhar para frente, ou seja, continuar trabalhando muito, perseverando, acreditando e fazendo de Vitória referência na boa gestão e uma cidade que cuida e acolhe as pessoas”.
Vitória do futuro
Afirmando que a gestão trabalha com o olhar para a frente, Pazolini diz que está construindo uma cidade para o futuro. “Certamente será uma cidade cada vez mais humanizada, com infraestrutura dinâmica, economia muito forte, onde o setor público interage com a iniciativa privada de maneira decente e ética. E também uma cidade tecnológica. Isso eu tenho certeza absoluta”.
Para ele, ao mesmo tempo que Vitória tem essa sensibilidade, a cidade também se torna mais humanizada e acolhedora para os visitantes. “Mas ela olha para o futuro com a certeza de que nós estamos planejando e preparando um horizonte de novas vitórias para Vitória. Isso é o mais importante. É planejar, cuidar do tempo atual para que o futuro seja próspero”.
O prefeito ainda destaca os “grandes investimentos” que faz no Turismo. “Temos hoje o projeto Vitória de Frente pro Mar, que tem total conexão com a nossa cidade, que é litorânea, uma ilha, e ele dialoga e interage com o meio-ambiente, com o ecossistema marinho, para que a cidade seja referência no turismo, atraia investimentos, gere oportunidades e transforme a vida, especialmente daqueles que mais precisam”.
Para complementar, o prefeito aproveita e deixa o convite para a festa. “É para que todos os capixabas, visitantes e turistas, estejam conosco nas areias de Camburi celebrando esse momento extraordinário numa grande festa, com grandes cantores e bandas locais” – salienta, lembrando que no Réveillon de 2025, a capital recebeu um público estimado de 250 mil pessoas. “E esperamos [novamente] um grande público agora. As pessoas chegarão em paz, permanecerão e retornarão seguras para suas casas. Esse é o nosso objetivo. Com muita alegria, um sorriso no rosto e autoestima lá no alto”.
Foto do destaque: Cesan-GovernoES/Divulgação






