O Centro Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora da Penha, na localidade do Córrego do Palmito, zona rural de Jaguaré, realizou plantio de árvores em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

Em mensagem à Rede TC de Comunicações, a professora Ana Libania Alves Rodrigues afirma que a ação educativa “teve o objetivo de reforçar a conscientização dos pequenos estudantes acerca da importância da preservação do meio ambiente, além de contribuir na promoção de práticas que auxiliem na recuperação da natureza”.

Segundo ela, a atividade contou com plantio de ipês na propriedade de Fernando Catelan, que mantém uma área destinada a reflorestamento a poucos quilômetros da escola.

“Cerca de 50 estudantes, entre 4 e 5 anos de idade, participaram da atividade. Eles foram acompanhados por profissionais da unidade de ensino e por alguns pais. A escolha do ipê, espécie nativa brasileira, deu-se devido ao forte simbolismo da árvore na cultura brasileira. Estranhamente, em 2020, o governo brasileiro o retirou da lista internacional de proteção de espécies ameaçadas” – frisa a professora.

Leia também:   Kombiteca celebra Dia do Livro com peça teatral em Jaguaré

Ana Libania destaca ainda que o tema meio ambiente já vinha sendo trabalhado na escola por meio de atividades lúdicas, vídeos e músicas sobre a fauna e a flora brasileira, e sobre a importância da conservação ambiental. Após o plantio, os professores realizaram a avaliação da atividade junto aos estudantes.

“As crianças se divertiram muito, além de poderem aprender mais sobre o tema. Para algumas crianças, foi a primeira atividade extraclasse que desenvolveram. Para outras, inclusive, foi a primeira vez que saíram do Palmito” – explicou a professora.

A diretora Cleide Zanelato afirmou que o produtor rural Fernando Catelan, que acompanhou a atividade, sempre demonstrou interesse na conservação ambiental, mantendo plantas nativas e proibindo a caça e a pesca dentro da propriedade dele.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here