Secretário Municipal de Saúde, Henrique Follador confirmou que o aumento expressivo de casos em São Mateus –foram 292 somente no domingo e mais 97 ontem– deve-se aos resultados positivos de uma nova testagem em massa de detentos do Centro de Detenção Provisória (CDP).
Follador disse que a segunda testagem em massa ocorreu na quinta-feira, porém os resultados só foram apresentados no domingo e segunda-feira. Com isso, foram confirmados na localidade de Rancho de Telha, onde fica a unidade carcerária, 447 infectados, conforme a atualização do Painel Covid-19 do Espírito Santo na noite desta segunda-feira (17).
Na primeira testagem, ocorrida no início do mês, foram 54 casos confirmados, segundo havia adiantado o secretário em entrevista à Rede TC.
O secretário frisou que, desta vez, foram testados inclusive os detentos que já tinham sido positivados no teste rápido anterior. Ele explica que nesta segunda testagem foram utilizados testes diferentes do que os da primeira pesquisa. Agora, os testes foram de SWAB, que consiste em introduzir uma haste no nariz do paciente para a coleta de material genético. O resultado demora um pouco mais do que os testes rápidos.
Apesar do CDP receber detentos de outros municípios, o secretário frisa que todos os casos de coronavírus na unidade prisional são registrados como do Município, especificamente da localidade de Rancho de Telha.
IMPACTO NO MAPA DE RISCO
Dos 292 casos registrados no domingo em São Mateus, 287 foram em Rancho de Telha, conforme explica o secretário. De acordo com ele, esse incremento de casos nos números do Município pode gerar impacto no Mapa de Classificação de Risco, com São Mateus tendo de continuar classificado como risco alto na próxima semana.
Ele afirma que, apesar dos casos serem de pessoas privadas de liberdade, São Mateus, assim como Linhares e Viana, por exemplo, sofrem neste contexto por sediarem unidades prisionais.
Sem registro de detentos internados
A Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) relatou que, em parceria com a Vara de Execução Criminal e secretarias estadual e municipal de Saúde, optou pela testagem em massa dos internos do CDP após a confirmação dos primeiros infectados na unidade prisional.
Segundo a Sejus, entre os positivados, a maioria não apresentou quaisquer sintomas da doença. “Os demais apresentaram sintomas leves e recebem acompanhamento médico necessário, não sendo constatada a necessidade de internação em nenhum dos casos”, sustenta em nota.
A Secretaria de Justiça afirma que possui atendimento de saúde em todas as unidades prisionais e unidades de referência específicas que garantem o atendimento aos internos com sintomas gripais. “Os servidores que apresentam sintomas gripais são afastados de suas funções, para evitar a possível transmissão aos demais profissionais e internos”.