Nada mais gostoso que um banho de mar, cachoeira ou piscina na estação mais quente do ano. O Verão é sinônimo de diversão, mas também de atenção. “Os cuidados devem ser dobrados, principalmente com as crianças” – é o que orienta o subcomandante da 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de São Mateus, capitão Alan Chagas Lima.

Segundo o capitão Lima, as ocorrências de afogamento costumam aumentar nesta época do ano devido à grande procura pelos locais de lazer como praias e cachoeiras. A principal orientação é dobrar a atenção. “As crianças se distraem com muita facilidade, então é preciso redobrar a atenção. Estar sempre por perto. É no momento de descuido que acontece uma tragédia” – alerta.

Em relação aos locais com maior movimento, o capitão Lima destaca a importância da identificação das crianças. “Se for possível colocar uma pulseira na criança, com o nome dos pais, um contato de telefone, no caso de ela se perder. Aos pais, evitar o excesso de bebidas alcoólicas, o que pode causar falta de atenção para com a criança” – reforça.

Capitão Lima reforça orientações aos pais quanto aos cuidados com crianças na hora do lazer em praias, piscinas e cachoeiras.
Foto: Divulgação

 

CASO RECENTE

No domingo (16), uma criança de 10 anos morreu afogada na localidade de Barra Seca, zona rural de Jaguaré. Uma equipe da 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros de São Mateus que atendeu a ocorrência.

Segundo os Bombeiros, a criança teria pulado numa represa, que fica no fundo da casa onde a família mora, e se afogado em seguida.

Os Bombeiros informaram que o corpo da criança foi encontrado e retirado de dentro da represa pelos moradores da localidade. O nome da criança não foi divulgado.

 

O QUE FAZER EM CASO DE AFOGAMENTO

Os acidentes por afogamento podem ser evitados com precauções como o uso de colete salva-vidas e a supervisão de crianças perto da água. Veja as orientações do Corpo de Bombeiros:

NA PRAIA
. Independente do local, adultos sempre devem supervisionar as crianças.
. Não use boias infláveis, pois podem furar.
. Adultos não devem ingerir bebidas alcoólicas ou drogas antes de entrar no mar.

NA PISCINA
. Nunca deixe brinquedos na beira da piscina.
. Em casa, a piscina deve ser totalmente cercada e ter o portão sempre trancado.

NO BANHO
. Afogamentos também podem acontecer com bebês durante o banho em banheiras. O ideal é acompanhar toda a atividade até o fim.

EM CACHOEIRAS, RIOS E REPRESAS
. Não entre em locais com corredeiras. Se estiver embarcado, use colete salva-vidas.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here