“O Palácio Anchieta está aberto aos trabalhadores rurais. Nossos secretários estão à disposição de todos vocês para tratarem de demandas e ver o que é possível ser executado. A agricultura familiar é uma de nossas prioridades. É preciso cuidar da infraestrutura rural, mas também da produção rural” – afirmou o governador Renato Casagrande, ao receber nesta sexta-feira (8) representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Espírito Santo (Fetaes) e outras entidades que atuam no segmento. No diálogo com os trabalhadores, Casagrande recebeu uma lista com temas considerados relevantes para o setor.

O governador ponderou que, no momento, o Governo deve se manter cauteloso com os recursos próprios: “Torço para que a economia cresça, para que possamos fazer muita coisa. Tendo capacidade de buscar recursos, nós vamos pisar no acelerador. Teremos diálogo permanente com todos vocês, estou à disposição para fazer diálogo com os trabalhadores e já começamos fortalecendo os conselhos”.

Para o secretário estadual de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto, a união de entidades ligadas à agricultura é muito importante: “Discutimos pautas comuns e nesta primeira reunião que tivemos discutimos temas relevantes como, por exemplo, a reservação de água. Também queremos, futuramente, promover encontros com as entidades para tratar do acesso aqui no Estado ao crédito para a construção de micro e pequenas barragens” – afirmou.

Entre os temas discutidos na reunião, estavam o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), a não cobrança pelo uso da água, a criação de um programa permanente de preservação do meio ambiente, a revisão do programa de barragens com objetivo de priorizar as construções de menor porte, o incentivo ao cooperativismo e ao associativismo e a discussão de políticas públicas para a juventude.

Também foram debatidas a Medida Provisória (MP 871) e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 06/19), que tratam da Reforma da Previdência, principalmente na repercussão da matéria aos agricultores familiares no Espírito Santo.

O presidente da Fetaes, Julio Cezar Mendel, fez uma sinalização positiva em relação ao encontro. “É sempre bom quando o Governo abre o diálogo, ouvindo os anseios da sociedade. A agricultura familiar é um pilar econômico para o Estado, que o governador conhece muito bem. Por isso, ficamos muito felizes. Trouxemos pontos que nós queremos construir juntos” – reforçou

Vitória–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here