Ao apresentar o novo Mapa de Risco Covid-19, o governador Renato Casagrande afirmou que o Estado poderá comprar vacinas para imunizar os capixabas. Ele lembrou que a prioridade na compra das vacinas neste momento é do Governo Federal, mas não descarta a possibilidade de, “se alguma vacina em algum momento estiver disponível para compra”, adquirir as doses. “Já avisei que temos interesse”.

No pronunciamento, o governador frisou ainda que atualmente o Brasil pode chegar a produzir 80 milhões de doses de vacinas por mês, dentre as que já tiveram autorização temporária no País, como a de Oxford, Coronavac e Sputinik V.

Casagrande informou ainda que, na manhã desta sexta-feira, participou da reunião dos governadores com os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Artur Lira e Rodrigo Pacheco, respectivamente. Na reunião, o governador disse que foram discutidas diversas ações e pleitos, e que foi feito o pedido ao Congresso para que continue funcionando “como uma ponte entre os governadores e o governo federal”.

“Pedido para que o Ministério da Saúde tenha um orçamento fortalecido. Ano passado a ajuda federal foi importante para complementar os gastos com saúde. Em 2020, o Espírito Santo aplicou mais de R$ 700 milhões na saúde quando comparado com 2019” – disse.

Leia também:   PRF apreende sete toneladas de camarão em São Mateus

Outro pedido feito pelos governadores foi de uma reunião com o ministro da Saúde “para que ele possa clarear um pouco mais o cronograma de entrega das vacinas”. Casagrande cobra do governo federal um cronograma mais definido de quando as vacinas chegarão em quantidade suficiente para vacinar toda a população.

Ele frisou ainda que no Espírito Santo, o Governo do Estado se preparou para vacinar toda a população, inclusive adquirindo as seringas necessárias. “Temos condições de vacinar a todos rapidamente, mas precisamos de clareza nessas informações”. Ele disse que aguarda a chegada de mais vacinas até o final de fevereiro e que a prioridade é vacinar pessoas de mais idade.

O governador afirmou ainda que o Espírito Santo está reservando 45 leitos de UTI de covid-19 para ofertar a pacientes de outros estados.

Ao final do pronunciamento, o governador pediu aos capixabas e turistas “juízo” no Carnaval, orientando as pessoas a evitarem aglomerações.

 

MAPA DE RISCO

O governador Renato Casagrande anunciou nesta sexta-feira o 44º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência, excepcionalmente, a partir deste sábado até o dia 21. Dos 78 municípios capixabas, 38 estão classificados em Risco Baixo e 37 estão em Risco Moderado. Somente três municípios (Águia Branca, Montanha e Venda Nova do Imigrante) estão classificados como Risco Alto.

Leia também:   Casagrande apresenta novo Mapa de Risco. Acompanhe AO VIVO:

São Mateus continua como risco moderado no mapa de classificação do Governo do Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here