Ao apresentar o novo Mapa de Risco Covid-19, o governador Renato Casagrande afirmou que o Estado poderá comprar vacinas para imunizar os capixabas. Ele lembrou que a prioridade na compra das vacinas neste momento é do Governo Federal, mas não descarta a possibilidade de, “se alguma vacina em algum momento estiver disponível para compra”, adquirir as doses. “Já avisei que temos interesse”.

No pronunciamento, o governador frisou ainda que atualmente o Brasil pode chegar a produzir 80 milhões de doses de vacinas por mês, dentre as que já tiveram autorização temporária no País, como a de Oxford, Coronavac e Sputinik V.

Casagrande informou ainda que, na manhã desta sexta-feira, participou da reunião dos governadores com os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Artur Lira e Rodrigo Pacheco, respectivamente. Na reunião, o governador disse que foram discutidas diversas ações e pleitos, e que foi feito o pedido ao Congresso para que continue funcionando “como uma ponte entre os governadores e o governo federal”.

“Pedido para que o Ministério da Saúde tenha um orçamento fortalecido. Ano passado a ajuda federal foi importante para complementar os gastos com saúde. Em 2020, o Espírito Santo aplicou mais de R$ 700 milhões na saúde quando comparado com 2019” – disse.

Leia também:   Homem é morto a tiros em campo de futebol de Linhares

Outro pedido feito pelos governadores foi de uma reunião com o ministro da Saúde “para que ele possa clarear um pouco mais o cronograma de entrega das vacinas”. Casagrande cobra do governo federal um cronograma mais definido de quando as vacinas chegarão em quantidade suficiente para vacinar toda a população.

Ele frisou ainda que no Espírito Santo, o Governo do Estado se preparou para vacinar toda a população, inclusive adquirindo as seringas necessárias. “Temos condições de vacinar a todos rapidamente, mas precisamos de clareza nessas informações”. Ele disse que aguarda a chegada de mais vacinas até o final de fevereiro e que a prioridade é vacinar pessoas de mais idade.

O governador afirmou ainda que o Espírito Santo está reservando 45 leitos de UTI de covid-19 para ofertar a pacientes de outros estados.

Ao final do pronunciamento, o governador pediu aos capixabas e turistas “juízo” no Carnaval, orientando as pessoas a evitarem aglomerações.

 

MAPA DE RISCO

O governador Renato Casagrande anunciou nesta sexta-feira o 44º Mapa de Risco Covid-19, que terá vigência, excepcionalmente, a partir deste sábado até o dia 21. Dos 78 municípios capixabas, 38 estão classificados em Risco Baixo e 37 estão em Risco Moderado. Somente três municípios (Águia Branca, Montanha e Venda Nova do Imigrante) estão classificados como Risco Alto.

Leia também:   PF cumpre mandado no ES em combate a conteúdo de abuso sexual infantil

São Mateus continua como risco moderado no mapa de classificação do Governo do Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here