“Queremos que o Estado seja competitivo. Queremos investir em infraestrutura, fazer boas ações para que o Estado seja reconhecido nacional e internacionalmente. Investir forte em educação para ter pessoas bem formadas. Ter um Estado justo, e justiça se busca com políticas de assistência social, direitos humanos, segurança pública para todos”. A declaração é do governador Renato Casagrande, na abertura da 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada em Nova Almeida, na Serra. Iniciada ontem (31), a conferência acontece até sexta-feira (2) com o tema Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas.

Diante de representantes de 68 dos 78 municípios capixabas, Casagrande aproveitou para destacar os desafios dos próximos anos de gestão, buscando um Estado menos desigual e mais sustentável. Ele salientou que é preciso ser inovadores e usar a inovação para o bem. “Ter serviços à disposição de todos pela internet. Um Estado que pense regionalmente nosso desenvolvimento. Essas ações são premissas importantes para que possamos ter um Estado justo, equilibrado, sustentável e menos desigual” – enfatizou o governador.

Na abertura, a secretária estadual de Direitos Humanos, Nara Borgo, ressaltou a importância da realização da conferência. “O fato de estarmos aqui hoje, unidos nesta conferência, demonstra o compromisso do Governo do Estado com as políticas públicas para a pessoa idosa, com o diálogo, discutindo propostas junto aos conselhos e sociedade civil e articulando com outras secretarias”.

A presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Maria Lúcia Secoti Filizola, esteve presente e destacou a transversalidade das políticas públicas. “Estou lisonjeada de estar pela primeira vez no Espírito Santo e neste momento de conferência. Esta troca é muito importante para a efetivação das políticas públicas, pois a política voltada para a pessoa idosa é transversal. A ideia é lançarmos olhar sobre o futuro e multiplicarmos as diretrizes para outras regiões e setores” – pontuou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here