Gestores do Governo do Estado participaram, nesta sexta-feira (17), de uma reunião técnica na qual foram informados sobre os resultados do Planejamento Estratégico, que definiu mais de 200 projetos para serem realizados no período 2019-2022. À equipe, o governador Renato Casagrande afirmou que “a sociedade capixaba tem pressa” e que acompanhará, pessoalmente, “passo a passo as áreas estratégicas” para que os projetos sejam realizados.

Na lista de prioridades do Governo do Estado estão a construção de um novo prédio para o Hospital Roberto Silvares e da Unidade Prisional Apac, com criação de 120 vagas, em São Mateus.

“Estamos buscando construir um Estado mais justo na área social. Um Estado inovador, competitivo, responsável, sustentável e democrático. Buscando isso em cada medida e ação que nós executamos. Este planejamento é o sentido que nós queremos dar ao que estamos fazendo. São 223 projetos, tudo o que decidimos se aglutinará em torno de programas para preencher aquilo que desejamos em nosso governo” – disse o governador.

Casagrande lembrou ainda que o planejamento resgata compromissos históricos, que ele carrega em sua trajetória política, em mandatos anteriores e nos outros cargos que assumiu. “Um governo precisa estar ancorado em duas bases fortes: política e administrativa”, afirmou.

Leia também:   Justiça determina reintegração de posse de fazenda ocupada em São Mateus

Sob a coordenação da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), o Planejamento Estratégico envolveu mais de 70 reuniões de avaliação, alinhamento e preparação do portfólio de projetos e ações estruturantes que compõem as nove áreas estratégicas do governo: Segurança em Defesa da Vida; Educação para o Futuro; Saúde Integral; Infraestrutura para Crescer; Gestão Pública Inovadora; Desenvolvimento Econômico; Agricultura e Meio Ambiente; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; e Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Segundo o secretário de Planejamento, Álvaro Duboc, o Planejamento Estratégico funcionará como um “mapa de navegação” do Governo do Estado até 2022. Duboc e a subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Joseane Zoghbi, falaram aos participantes da reunião também sobre a forma de governança da administração estadual.

Duboc explicou que os projetos prioritários devem resultar em mais de 400 entregas à população. Lembrou que, entre 2011 e 2014, na primeira gestão do governador Renato Casagrande, o Governo do Estado investiu R$ 5,5 bilhões. Agora, o objetivo é fazer com que o Espírito Santo seja reconhecido como um Estado que voltou a crescer e a se desenvolver economicamente, sendo referência na inovação da gestão pública e proporcionando bem-estar à população e redução das desigualdades.

Leia também:   Adolescente é assassinado em Braço do Rio

A subsecretária Joseane Zoghbi disse que todo o mapa do Planejamento foi construído com parceria da equipe de Governo. Segundo ela, foram definidas três carteiras de projetos prioritários dentro de um modelo de governança para gerenciamento de projetos. Nesse modelo, o governador Casagrande fará o acompanhamento direto das áreas de Segurança, Saúde, Educação, Infraestrutura e Gestão. A avaliação de indicadores das demais áreas também terá participação do chefe do Executivo Estadual.

Desafio e Inovação

Durante a reunião, os gestores e gerentes ouviram palestras que os estimularam a vencer desafios e a pensar a realização de seus trabalhos com foco na inovação. Com MBA em Gestão de Projetos pela USP e graduado em Administração de Empresas, o ex-executivo de multinacionais Cristiano Muller falou sobre o tema No topo do mundo conquistando o Everest.

Cristiano foi o 16º brasileiro a conquistar o topo do Monte Everest, a maior montanha do Planeta. Ele ressaltou que tanto no montanhismo como na vida, as pessoas são avaliadas pelos resultados que entregam. “É óbvio que a trajetória é que nos fortalece, mas temos que estar comprometidos com o que vamos entregar. Temos que ter foco no resultado, com ética, integridade e transparência” – fez questão de afirmar.

O presidente do Instituto de Estudos do Futuro de Copenhague (CIFS) na América Latina, Peter Kronstrom falou à equipe que é preciso pensar fora da caixa, sair da zona de conforto. “Fico com o coração feliz em saber que vocês servidores públicos querem mudar, inovar e inspirar o resto do País”, elogiou, após ter ouvido pronunciamento do governador Casagrande, que destacou sua determinação de realizar um governo inovador.

Leia também:   Operação prende em São Mateus homem apontado como líder de organização criminosa na Bahia

Kronstrom também comentou a importância de se combater as fakenews, que reforçam a desconfiança das pessoas nas gestões públicas. Falou ainda sobre megatendências que mudarão a vida das pessoas em um espaço de tempo relativamente curto, como o carro autônomo, por exemplo.

Lembrou que o mundo está cada vez mais conectado, e que vivemos em uma sociedade hiperágil, o que constitui um desafio para os governos. “O conhecimento avança de forma acelerada”, argumentou.

Para Kronstrom, a gestão pública tem que estar atenta a mudanças, inovar, fazer gerenciamento de riscos, realizar planejamento em longo prazo, pensar o serviço público como espaço para o desenvolvimento das pessoas. “Temos hoje que criar o futuro e assim levar a humanidade para além dos limites conhecidos”, frisou.

CONFIRA AQUI A LISTA COMPLETA DOS PROJETOS PRIORITÁRIOS https://tconline.com.br/conheca-os-projetos-prioritarios-da-gestao-renato-casagrande/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here