O governador Renato Casagrande e o secretário estadual da Saúde Nésio Fernandes anunciaram, nesta sexta-feira (12), um pacote de projetos de lei visando a modernização da gestão da saúde pública no Espírito Santo. Ao todo, são cinco propostas que tratam de diversos temas, incluindo a criação do Instituto Capixaba de Ensino, Inovação e Pesquisa em Saúde (Icepi). Os projetos foram entregues ao presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso, durante reunião no Palácio Anchieta.

Casagrande acredita que o atual modelo de saúde está se esgotando e uma nova forma de gestão com foco na atenção primária e na formação de especialistas pode desafogar os hospitais, levando mais qualidade de vida ao capixaba, com atendimento mais personalizado e eficiente.

“Nós avaliamos que o modelo de saúde implementado até hoje no Brasil e no Estado está se esgotando. O SUS tem que ser defendido, protegido e fortalecido. Mas a gestão da área de saúde e a modelagem construída até agora, muito alicerçada no atendimento hospitalar, não produz o resultado que queremos. A cada ano a gente investe mais recursos na saúde, um volume crescente e ainda assim não conseguimos resultados proporcionais aos investimentos” – apontou.

Leia também:   Sesc coloca ponto de doações 24 horas para ajudar impactados com a tragédia no sul do Estado

De acordo com o governador, os projetos têm o objetivo de fortalecer a atenção primária e os serviços prestados nas regiões em um nível acima da atenção primária –que são as consultas com especialistas e exames mais complexos. “Nossa equipe da Saúde está com essa tarefa de começar a construir um caminho diferente. Não se começa de uma hora para outra. Vamos criar o Instituto, que é uma escola de formação na área de saúde pública. Ajudará muito os municípios na formação de profissionais especializados na saúde da comunidade e da família” – ressaltou Casagrande.

Para o secretário Nésio Fernandes, as iniciativas são ousadas e refletem o perfil inovador do próprio governador. “Desde o início da gestão, temos nos debruçado sobre processos de trabalho, buscando mecanismos para materializar políticas de saúde avançadas para o estado, como a proposta de criação do Instituto Capixaba de Ensino, Inovação e Pesquisa em Saúde. Temos muito espaço para inovar e com a capacidade criadora de todos os técnicos da Sesa vamos promover mudanças significativas na saúde pública espírito-santense” – disse.

Leia também:   Motorista de carro morre em colisão com ônibus em Conceição da Barra

Vitória-ES

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here