quarta-feira, janeiro 15, 2025
InícioGeralCasagrande avalia que Petrobras não reassumirá ativos no Norte

Casagrande avalia que Petrobras não reassumirá ativos no Norte

-

GOVERNADOR AFIRMA QUE ACOMPANHA DE PERTO A CRISE ECONÔMICA DA SEACREST

 

São Mateus – O governador Renato Casagrande esteve na tarde desta sexta-feira (20) no auditório da Escola Marita Motta Santos, em São Mateus, para uma coletiva de imprensa de fim de ano com os veículos de comunicação do Norte do Estado. Ele foi recebido pelo prefeito Daniel Santana e pelo prefeito diplomado Marcus da Cozivip.
Durante a coletiva, em resposta a um questionamento da Rede TC de Comunicações em relação à crise econômica que a empresa Seacrest enfrenta, o governador disse não acreditar que a Petrobras reassuma as operações. A Seacrest adquiriu a maioria dos ativos da estatal na região, mas enfrenta relatos de atrasos de salários de colaboradores e de fornecedores.

Na coletiva de imprensa em São Mateus nesta sexta-feira, o governador Renato Casagrande abordou diversos temas, como a situação da exploração de petróleo no Norte do Estado, Reforma Tributária, além das Eleições de 2026, dentre outros assuntos. Foto: Wellington Prado/TC Digital

“Acho que a Petrobras não retornará às operações. Esse ativo que a Seacrest está com dificuldade, eles vão se ajustar ou repassar para outra empresa privada. Nós temos boas empresas privadas atuando na região. Não acho que a Petrobras retomará esse ativo” – afirmou.
O governador reforçou que, caso a Petrobras reassuma os ativos, a estatal deve repassar adiante. “Porque a Petrobras, o tamanho dela é muito grande para cuidar de uma produção menor. Eu acho que essa deve continuar sendo a política da Petrobras”.
Casagrande respondeu também que tem acompanhando o desenrolar dessas questões no Norte do Estado. “Estamos acompanhando total essa situação. Estamos acompanhando de perto, pertinho, conversando com eles, com a Petrobras” – enfatizou.
O processo para venda dos ativos onshore da Petrobras gerou preocupações na comunidade regional no Norte capixaba desde o início sendo motivo de manifestações de entidades como o Sindipetro-ES e FUP. Esses sindicatos questionam a capacidade de pequenas empresas do setor para operar a exploração petrolífera, apontando riscos econômicos, sociais e ambientais.
Numa mudança da política interna, a estatal decidiu concentrar os investimentos e a exploração em campos marítimos, sobretudo do pré-sal.

Leia também:   Festa dos Santos Reis prossegue com programação cultural e religiosa no fim de semana na Pedra D’Água

Casagrande reforça possibilidade
de candidatura ao Senado

São Mateus – Antes mesmo de iniciar a coletiva de imprensa, o governador Renato Casagrande manifestou que há somente duas opções para ele em 2026: “Ou fico no governo até o fim ou serei candidato ao Senado”. O governador salientou que, ficando ou não no Governo até o fim, o movimento político terá chapas completas a nível federal e estadual “para que haja sequência no trabalho”.
“Se eu saio para ser candidato a senador, por exemplo, o Ricardo Ferraço [vice-governador e secretário de Desenvolvimento] vira governador e ele é um nome preparado, que ajuda muito o Governo, apoia muito, conhece bem a política capixaba e brasileira, tem boas relações. Então, ele é uma liderança que pode sim dar sequência a esse trabalho” – manifestou.
No entanto, o governador acrescentou que, caso Ricardo Ferraço, por alguma razão, não concorra ao Governo do Estado em 2026, existem outros nomes do movimento político que Casagrande coordena que também podem se candidatar. “Nós temos outras lideranças importantes, por exemplo, o Sérgio Vidigal [prefeito da Serra], o Arnaldinho Borgo [reeleito prefeito de Vila Velha], Euclério Sampaio [reeleito prefeito de Cariacica], Josias Da Vitória e Gilson Daniel [deputados federais]. São lideranças importantes que estão colocadas no cenário do nosso movimento político e têm todas as condições de ir em frente e dar ao nosso Estado a segurança necessária”, manifestou.

REFORMA TRIBUTÁRIA
O governador Renato Casagrande destacou que a Reforma Tributária terá influência no Estado. Por exemplo, a cobrança do tributo no consumo favorece grandes municípios e estados”. Neste sentido, o governador entende que é preciso seguir o caminho que ele vem desenvolvendo, “buscando a eficiência no Estado para um bom comércio internacional, além de estimular a infraestrutura turística”.

Leia também:   Tenente-coronel Ribeiro assume comando do 13º Batalhão da Polícia Militar em São Mateus

PRESENÇAS
Também estiveram presentes na coletiva de imprensa o deputado estadual Vandinho Leite, o diretor-presidente do DER-ES, Freitas, a secretária de Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, o prefeito Daniel Santana, o prefeito diplomado Marcus da Cozivip, a vice-prefeita diplomada Professora Raquel, o diretor geral da Rede TC de Comunicações, Márcio Castro, secretários municipais e outras lideranças políticas da região.

Daniel e Marcus da Cozivip
enaltecem parceria com o governador

São Mateus – O prefeito Daniel Santana e o prefeito diplomado Marcus da Cozivip acompanharam a coletiva de imprensa de Renato Casagrande. O governador, inclusive, lembrou os investimentos que vem realizando em São Mateus e afirmou que continuará executando obras no Município. Ele agradeceu ao prefeito Daniel Santana “por ter sido parceiro durante a gestão”.
Daniel também demonstrou gratidão ao governador. “O sentimento nosso é de gratidão pelo que o governador fez por nosso Município, por aqueles que mais precisam do Poder Público. Ele sempre teve atenção com aquelas pessoas mais necessitadas. A gente só tem gratidão ao nosso governador Renato Casagrande e ele pode contar com conosco em São Mateus porque sei que a população gosta muito dele” – afirmou o prefeito.
Marcus da Cozivip também agradeceu os investimentos do Governo do Estado em São Mateus e demais municípios do Norte. Ele disse ter ficado satisfeito com a promessa que Casagrande fez de enviar recursos aos municípios para projetos de atração turística. Para Marcus, Guriri é uma indústria turística e disse que quer o setor cada vez mais forte o ano inteiro.

Leia também:   Famílias vivem tensão com possibilidade de despejo na zona rural de São Mateus
O prefeito Daniel Santana, o prefeito diplomado Marcus da Covizip e a vice-prefeita diplomada Professora Raquel também participam da coletiva de imprensa do governador Renato Casagrande. Foto: Wellington Prado/TC Digital

Vandinho Leite prevê debate sobre Presidência da Assembleia a partir de janeiro

São Mateus – O deputado Vandinho Leite também participou da coletiva de imprensa do governador Renato Casagrande em São Mateus. Para a Reportagem, ele disse que a eleição para a presidência da Mesa Diretoria da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) deve começar a ser debatida a partir de janeiro. “Geralmente é assim, é uma prática da Casa”, sustenta.
Vandinho afirma que nas últimas eleições o nome dele sempre foi especulado como candidato à presidente, mas disse que não se colocou como candidato em nenhum momento e que não tem candidatura posta.
Para ele, a eleição passa pelo apoio do governador Renato Casagrande e dos aliados, incluindo o vice-governador Ricardo Ferraço, “pela força do Governo na Assembleia”. Sendo assim, afirma que existe a possibilidade, inclusive, de ter uma Mesa Diretora eleita por unanimidade.

AVALIAÇÃO
Vandinho Leite avaliou de forma positiva o ano de 2024 para a Assembleia. “Foram várias matérias importantes para o Estado, principalmente as que garantiram investimento de mais de quatro bilhões de reais no Espírito Santo. É uma política que o governador coordena, muito municipalista, com apoio de vários deputados na Assembleia e eu faço parte da base aliada do governo. Foi um ano muito produtivo”.
E fez projeção para o ano que vem. “E o ano de 2025 está ainda mais promissor, visto que aprovamos o orçamento com mais de R$ 30 bilhões, dos quais R$ 6 bilhões são para investimento” – complementou o parlamentar.

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível