sábado, dezembro 7, 2024
InícioCidadesCasagrande aponta consolidação de Plano de Equidade Racial como próximo passo de...

Casagrande aponta consolidação de Plano de Equidade Racial como próximo passo de política pública para os negros

-

O Plano Estadual da Promoção da Equidade Racial é apontado pelo governador Renato Casagrande como o próximo passo para a redução das desigualdades ao povo negro capixaba. O plano, que está em fase de finalização, tem como o objetivo ser um instrumento eficiente de relação de poder e de gestão, por meio de ações afirmativas, projetos e programas visando à implementação das políticas públicas de ações afirmativas e reparatórias aos negros e povos tradicionais.

A declaração foi dada pelo governador Renato Casagrande em entrevista coletiva na Praça São Benedito na quarta-feira (20), em São Mateus, antes do ato de transferência simbólica da capital do Espírito Santo para o Município em razão do Dia da Consciência Negra.

O governador relatou que é preciso compreender quais políticas públicas são necessárias para que se possa diminuir, e com o tempo reduzir a zero, a desigualdade vivenciada pelo povo negro.

“Nós estarmos aqui comemorando com a população de São Mateus, símbolo da presença da origem africana no nosso Estado. Isso é um passo importante para a gente reafirmar os nossos compromissos”, ressalta.

Leia também:   Governador assina projeto de Lei para redução da carga tributária do Gás Natural Veicular

Em relação às políticas públicas afirmativas que o Governo do Estado já possui, o governador disse que diversas ações estão sendo desenvolvidas para reduzir as desigualdades, dando como exemplo a formação profissional pelo programa Qualificar ES em quilombos.

“Nós temos um plano de equidade racial que está sendo concluído neste momento, que permeia todas as secretarias do Estado nas áreas de saúde e educação. Na educação temos um documento e uma orientação a professores que trabalham na valorização da população negra, na conscientização das pessoas e na redução do racismo estruturante” – aponta.

“Já está na fase final, e estamos recebendo neste momento, o plano que orientará cada secretaria naquilo que ela tem de fazer, seja a das Mulheres, com Direitos Humanos, Educação, Saúde. É todo um trabalho voltado para a população negra do nosso Espírito Santo” – conclui.

Daniel e Marcus destacam importância

do povo negro para São Mateus

O prefeito Daniel Santana e o prefeito eleito Marcus da Cozivip recepcionaram o governador para o ato de transferência simbólica da capital do Espírito Santo para São Mateus em razão do Dia Nacional da Consciência Negra. Os dois destacaram a importância do povo negro na história do Município.

Leia também:   Governador assina projeto de Lei para redução da carga tributária do Gás Natural Veicular

“Sempre é uma luta. Resistência sempre. Vamos resistir sempre buscando melhorias que atendam o povo negro” – afirmou o prefeito Daniel Santana. Ele reforçou também a importância do Dia da Consciência Negra e o fato de São Mateus ser uma referência para o Estado e para o Brasil, e que por esse reconhecimento, é transformado em capital do Espírito Santo nesta data.

Para Marcus da Cozivip, apesar de simbólica, a transferência da capital do Espírito Santo para São Mateus é um ato fantástico porque representa a força da cultura negra do Município. O prefeito eleito adianta que, inclusive, após tomar posse no cargo, trabalhará para que São Mateus seja cada vez mais lembrado pela sua importância cultural.

“Nós vamos fomentar a cultura, trazer a consciência negra para dentro do nosso governo. Uma área que quero fomentar muito é o turismo e não se consegue fazer muito se não trazer a cultura junto. São Mateus é o berço da cultura do Espírito Santo” – destacou.

CERIMÔNIA

A Praça São Benedito foi palco durante toda a quarta-feira de atividades relacionadas ao Dia da Consciência negra, coordenadas pelas secretárias estaduais Jacqueline Moraes (Mulheres) e Nara Borgo (Direitos Humanos).

Leia também:   Governador assina projeto de Lei para redução da carga tributária do Gás Natural Veicular

No local, foram montados estandes onde ocorreu a Feira de Afroempreendedoras Neném Preta. Também foi feita a entrega da premiação Benedito Meia Légua, exposição fotográfica e apresentações culturais, como rodas de capoeira.

Durante a solenidade de transferência da capital do Estado para São Mateus, o governador Renato Casagrande aproveitou para entregar ao Município academias populares, cortadores de grama, implementos agrícolas e reservatório de água, além de assinar ordem de serviço para reforma e ampliação das escolas estaduais Ceciliano Abel de Almeida e Dr. Emílio Zanotti, além de anunciar investimentos em três poços artesianos.

O governador esteve acompanhado também pela secretária Emanuela Pedroso (Governo) e os secretários José Carlos Nunes (Esporte) e Bruno Lamas (Ciência e Tecnologia, Inovação e Educação Profissional), além do diretor-geral do DER-ES, Freitas. Ainda estiveram presentes prefeitos e vereadores de diversos municípios do entorno, secretários municipais e outras autoridades.

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível