No Dia Nacional da Consciência Negra, em cerimônia da transferência simbólica da capital do Espírito Santo para o Município, o governador Renato Casagrande anunciou o repasse de recursos para a Prefeitura contratar o projeto arquitetônico para a reforma de 14 casarões do Sítio Histórico Porto de São Mateus. A solenidade foi realizada na manhã desta quinta-feira (20), incluindo a assinatura para outros investimentos.
“São Mateus é símbolo da luta pela igualdade, é símbolo cultural e é bom que a gente possa estar aqui hoje fazendo toda essa simbologia de transferência da capital pela importância da população negra daqui” – destaca Casagrande, que foi recebido pelo prefeito Marcus Batista.
Sobre a reforma dos casarões, o governador frisa que o projeto ouvirá a comunidade, dando sequência o trabalho de revitalização do Sítio Histórico Porto de São Mateus, que iniciou com a requalificação urbana, já entregue há quatro meses. O Estado repassa agora recursos de aproximadamente R$ 700 mil para a Prefeitura licitar o projeto arquitetônico para posterior obra de recuperação do casario.
O prefeito Marcus Batista agradeceu os investimentos do Estado em São Mateus e frisou a necessidade de valorizar a cultura negra no Município, incluindo esforços voltados ao desenvolvimento do turismo.
AGENDA
A agenda foi mais ampla e iniciou com visita às obras do Complexo Norte de Saúde, onde o diretor do DER, Freitas, apresentou informações sobre o andamento dos trabalhos. Do local, a comitiva seguiu para a reinauguração, após reforma, do Museu da História de São Mateus. Antes de chegar ao Porto Histórico, o governador esteve na entrega da 1ª etapa de estabilização de encosta com drenagens e contenção nas imediações da Ladeira do Besouro e do museu.
Na cerimônia de transferência da capital do Espírito Santo para São Mateus, em razão do Dia Nacional da Consciência Negra, o governador ainda assinou repasse de recursos para reforma, ampliação e aquisição de equipamentos para unidades escolares, autorização para licitação das obras de revitalização da Ladeira do Besouro e Praça do Mirante.
A agenda do governador Renato Casagrande, que foi recebido pelo prefeito Marcus Batista, teve a presença do vice-governador Ricardo Ferraço, de secretários estaduais, dos deputados Fabrício Gandini e Toninho da Emater, dos prefeitos Marcos Guerra (Jaguaré), Erivan Tavares (Conceição da Barra), Kleilson Rezende (Pedro Canário), Lubiana Barrigueira (Nova Venécia) e Euclério Sampaio (Cariacica), secretários municipais e vereadores, entre outras autoridades.








