O governador Renato Casagrande anunciou na tarde desta terça-feira (21) as medidas que serão tomadas para reconstruir as quatro cidades incluídas no decreto estadual de calamidade pública. Entre as medidas estão a contratação de máquinas, instalação de escritórios volantes e a retomada do cartão reconstrução para Iconha, Alfredo Chaves, Vargem Alta e Rio Novo do Sul.

Foto: Governo do Estado/Divulgação

O anúncio do governador foi transmitido aovivo pela internet, e ocorreu no Palácio Anchieta, em Vitória, com representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento (Sedes), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Defesa Civil Estadual e Nacional.

Conforme Casagrande, após a limpeza das cidades e desobstrução das estradas, o Estado irá contratar projetos executivos para a infraestrutura permanente nos municípios, que serão executados com recursos próprios, mas também serão solicitados recursos federais através do Fundo Nacional de Defesa Civil. “Desde domingo o governo do Estado começou a deslocar equipamentos para desobstruir as estradas estaduais e limpeza das cidades, no entanto haverá obras mais demoradas, que exibem projetos, como a recuperação da estrada que liga Iconha a Vargem Alta, onde se formou uma cratera, e a ponte que foi carregada em Alfredo Chaves”, explica.

Leia também:   Casagrande apresenta potencialidades do Espírito Santo em evento de São Paulo

Cartão reconstrução

O Estado vai reeditar o cartão reconstrução, medida já usada nas chuvas de 2013 e 2014, no valor de até R$ 3 mil. O benefício é para as famílias de até 3 salários mínimos e que estejam incluídas no Cadastro Único do Governo Federal. As famílias vão depender de um laudo do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil que comprove os prejuízos.

Máquinas

Foto: Município de Alfredo Chaves foi um dos mais afetados pelas chuvas. Foto: Reprodução

O governador também informou que o Estado está contratando máquinas para os 4 municípios atingidos pelo decreto de calamidade pública. Cada Município vai receber duas pás mecânicas, duas motoniveladoras, um equipamento para desobstruir bueiros, uma escavadeira hidráulica e caminhões.

Escritório volante

A Sedes junto com a Aderes montará em cada município um escritório volante para prestar consultoria contábil, financeira e apoio para financiamento aos micro e pequenos empresários e pessoas físicas que precisem. Os escritórios vão funcionar em vans adaptadas da Aderes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here