Cumprindo agendas nesta quinta-feira (9) em São Mateus, o governador Renato Casagrande anunciou que, após o Carnaval, serão iniciadas as obras de conclusão da duplicação da Rodovia Othovarino Duarte Santos, a Rodovia de Guriri, no trecho entre a Pedra D’Água e o Bairro Carapina. O anuncio foi feito durante discurso no pátio do Hospital Roberto Arnizaut Silvares, onde ele inaugurou o novo centro cirúrgico da unidade hospitalar. Porém antes, o governador inaugurou a duplicação da ponte na Pedra D’Água.
Essa deve ser, então, a segunda obra a ser iniciada pelo Governo do Estado em São Mateus depois do Carnaval. Em novembro, também cumprindo agenda de entregas e novos anúncios no município, ele prometeu que as obras da macrodrenagem de Guriri iniciam depois do período da Folia de Momo.
“A duplicação efetiva já está contratada para iniciar depois do Carnaval. Além das obras de mobilidade, nós hoje [ontem] também viemos para inaugurar o Centro Cirúrgico do Hospital Roberto Silvares, com cinco novas salas cirúrgicas à disposição da população da região norte, enquanto não fica pronto o Complexo Hospitalar do Norte, que está indo muito bem” – afirmou o governador.
A Assessoria de Comunicação do Governo do Estado destaca que a unidade hospitalar é referência para 29 municípios da região central-norte do Espírito Santo, que concentra uma população estimada em 687 mil habitantes. O investimento foi de R$ 16,19 milhões e contemplou a construção de cinco novas salas de cirurgia. Agora, o hospital passa a contar com um total de nove salas de cirurgias e procedimentos e a expectativa de aumento da capacidade de realização de cirurgias é de 25%, segundo o Governo do Estado.
As cinco novas salas cirúrgicas do HRAS são de grande porte –com 36 metros quadrados cada. O novo centro conta também com sala para recuperação pós-anestésica com oito leitos, área de preparo de vestiário para pacientes eletivos com capacidade para quatro leitos, sala de acolhimento de familiares, área de repouso com copa e vestiários para a equipe assistencial, posto de enfermagem e farmácia satélite.
Para o secretário estadual de Saúde, Tyago Hoffmann, a inauguração simboliza o compromisso do Governo do Estado em oferecer uma assistência de qualidade, mais ágil e segura para os pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). “A nova estrutura não é apenas um investimento em infraestrutura, mas também um investimento em vidas. Com equipamentos modernos e tecnologia de ponta, estamos ampliando nossa capacidade de realizar procedimentos e reduzindo filas de espera, proporcionando um atendimento mais humano e eficaz”, disse.
AGENDAS CANCELADAS
O governador havia programado outras agendas no norte do Estado, como a inauguração da pavimentação em trechos da Estrada de Barra Nova, na Ilha de Guriri, e também entregas e anúncio de novos investimentos no município de Pedro Canário. No entanto, no fim da manhã, a Assessoria de Comunicação do Governo do Estado informou que essas agendas haviam sido canceladas. Para a Reportagem, a assessoria explicou que foi devido aos alertas de chuvas intensas.
PRESENÇAS
Além do governador Renato Casagrande e do secretário estadual de Saúde Tyago Hoffmann, também participaram das agendas o vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento Ricardo Ferraço, os secretários Maria Emanuela (Governo), Felipe Rigoni (Meio Ambiente), Júnior Abreu (chefe da Casa Civil), Freitas (diretor do DER-ES). O diretor do Hospital Roberto Silvares, Eduardo Ribeiro Morais, e a superintendente Norte de Saúde, Tatiane Boa Morte Sardi, também participaram na cerimônia realizada no pátio do HRAS.
O prefeito de São Mateus, Marcus da Covizip, secretários e vereadores, além de prefeitos de municípios do entorno e demais lideranças políticas prestigiaram as agendas do governador na cidade.
Atendimentos nas novas instalações
Nas novas instalações serão realizadas cirurgias eletivas, urgência e emergência nas especialidades de cirurgia geral, cirurgia ortopédica, neurocirurgia, urológica, de cabeça e pescoço, vascular, em coloproctologia, bucomaxilofacial, torácica, otorrinolaringológicas, do aparelho digestivo, oncológica e endoscópicas.
Além do centro cirúrgico, foi construída uma central de material esterilizado, com áreas de recepção, descontaminação e separação de materiais, preparo e esterilização, incluindo sala para desinfecção química, armazenamento e distribuição de materiais esterilizados, área administrativa. Também foi construída uma nova estação de tratamento de esgoto (ETE) dimensionada para atender toda a demanda do hospital.
Foto do destaque: Claudio Caterinque/TC Digital