“Sempre é uma alegria receber atletas. O esporte leva o nome do Estado para fora, dá oportunidade aos atletas, envolve as famílias e as comunidades. Estamos tendo dificuldade neste ano por falta de previsão orçamentária, pois assumimos o orçamento como estava. O [Programa] Compete foi interrompido nos últimos anos e vamos retomá-lo a partir do ano que vem” – disse, nesta quinta-feira (1°), o governador Renato Casagrande. Ele recebeu, pela manhã, os lutadores capixabas de taekwondo que conquistaram medalhas no Open Sudeste, no fim de semana. A visita, que ocorreu no Palácio Anchieta, contou também com a participação do secretário estadual de Esportes e Lazer, Júnior Abreu.

Dos 15 atletas que participaram do encontro, 14 conquistaram medalhas na competição, que também valia pontos para o ranking nacional da modalidade, sendo dois ouros, cinco pratas e sete bronzes. Durante a agenda, o governador ressaltou a importância dos programas de incentivo esportivo desenvolvidos pela Secretaria Estadual de Esportes e Lazer (Sesport), que contemplam nove dos 15 atletas medalhistas: cinco por meio do projeto Campeões de Futuro e os outros quatro pelo Bolsa Atleta, que oferece incentivo financeiro a atletas e paratletas de alto rendimento do Espírito Santo.

O secretário Júnior Abreu fez questão de elogiar os atletas e garantiu empenho para que os programas do Governo tenham ainda mais recursos nos próximos anos. “Apesar de seu pequeno tamanho geográfico, o Espírito Santo é um dos estados com mais conquistas esportivas de destaque nos últimos anos. Isso se deve muito ao empenho dos atletas e também aos programas que temos, por meio da Sesport. A intenção para os próximos anos é buscar ainda mais investimentos para que os atletas continuem sendo referência e enchendo o Estado de orgulho” – afirmou.

PRÓXIMOS DESAFIOS
A próxima competição dos atletas será o Super Campeonato Brasileiro, que acontece de 12 a 18 deste mês de agosto, no Rio de Janeiro. Medalha de ouro no Open Sudeste, Ronaldo Coutinho destacou a importância do benefício para o futuro esportivo dele.
“Bolsa Atleta veio para somar muito, principalmente na equipe médica, porque eu não tinha fisioterapeuta, nem nutricionista. Além disso, me ajudou a comprar equipamento para os treinos, investir na minha carreira e viajar mais. Daqui a duas semanas tem o Super Campeonato Brasileiro e estou confiante em trazer uma medalha para o Estado. Logo depois, tenho o Chile Open e a President’s Cup, nos Estados Unidos, competições que vão somar muito no ranking nacional e servirão para que eu possa tentar vaga na Olimpíada de 2024” – disse Ronaldo.

MEDALHISTAS NO OPEN SUDESTE

Ouro
Charles de Oliveira
Ronaldo Coutinho

Prata
Breno Pereira
Davi Gobbi
Gabriele Meireles
Lucas Lutzke
Natally Feu

Bronze
Caio Silva
Calebe Rodrigues
Charlles Maioli
Gabriel Amatto
Gabriel Gobbi
Kamilly Shneider
Luisa Eleuterio

Vitória–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here