O espaço Casa de Troca, localizado no Bosque, na Ilha de Guriri, fará oficina gratuita de cerâmica tradicional para quem tiver interesse. A afirmação foi feita pela artista Shila Joaquim, da Casa de Troca, e pelo presidente da Associação de Artesãos e Comidas Típicas de Guriri (Arcotisam), Pedro Santana, que estiveram na sede da Rede TC de Comunicações nesta semana para passarem mais detalhes do projeto.
Segundo Shila Joaquim, a artesã que ministrará o curso de cerâmica tradicional, a programação tem interface colaborativa. “Temos a missão de ensinar e divulgar a cerâmica tradicional. A ideia dessa contrapartida é proporcionar a todas as pessoas interessadas, principalmente artesãos, a possibilidade de adquirirem conhecimento de um novo ofício de forma gratuita e articulada. O objetivo é oferecer acesso à arte” – frisa.
O presidente da Arcotisam, Pedro Santana, ressalta que a Associação cedeu o espaço para que as aulas sejam ministradas. O espaço fica localizado na Rodovia Othovarino Duarte Santos, 1.050, em Guriri. Por sua vez, a Casa de Troca fornece o material, além de ministrar as aulas.
De acordo com Shila Joaquim, serão duas turmas com 15 alunos cada. As aulas estão previstas para acontecer de 16 a 20 de dezembro, das 8h30 às 11h30 para a turma matutina, e das 13h30 às 16h30, para a turma vespertina.
Shila explica que a Casa de Troca é um espaço de inclusão e promoção de saberes ancestrais. A oficina é realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, funcionando como uma contrapartida dos projetos culturais que proporcionam acesso à casa além de melhorias nos espaços.
CERÂMICA
Shila Joaquim explica que existem muitos modos de produção de cerâmica de forma tradicional. “A cerâmica tradicional é usada também na produção de tijolos e telhas. Temos a artesanal, especialmente com a queima à lenha, que é a que estamos propondo no projeto. Hoje temos até forno computadorizado. O ceramista tradicional é o artista que vai no barranco, pega a matéria prima, faz o beneficiamento, modela com as suas técnicas, e queima em forno à lenha. Essa é a cerâmica tradicional de artesanato” – complementa.
Foto: Tatiana Milanez/TC Digital