Se não tem piloto brasileiro nas pistas de verdade da Fórmula 1, tem representantes do Brasil no F1 In School (F1 na Escola), e eles também são capixabas. Carros em miniaturas criados pela equipe capixaba Pocadores Racing Team participam em junho do F1 In School, que será disputado na Inglaterra.

O evento será de 4 a 8 de junho e as peças estão sendo produzidas pela equipe do Sesi de Jardim da Penha.

Na competição, os estudantes de 9 a 19 anos desenvolvem carros em miniatura movidos a ar comprimido por intermédio de desenvolvimento em computador. O torneio mundial será transmitido online e terá a participação de protótipos em miniatura de todo o mundo, em corridas reais.

A participação no evento inglês foi conquistada após o grupo capixaba ficar com a segunda colocação geral no F1 In School nacional. A competição é oficializada pela própria Fórmula 1 e foi realizada em março do ano passado, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo.

 

 

“Conseguimos uma vaga para disputar o mundial como a equipe colaborativa brasileira, ou seja, juntamos três integrantes da nossa equipe com mais três de uma equipe grega e temos a missão de montar uma nova equipe do zero com eles, criando um nome, logo, identidade, etc.”, explicou Bruno de Castro, professor de Robótica e responsável pelo grupo.

A equipe Pocadores é formada por seis estudantes, com idades entre 13 e 17 anos. Mais do que ser um projeto divertido, as propostas da equipe vão muito além.

“Temos como objetivo simular uma verdadeira empresa, capacitando o aluno para praticar habilidades que o preparem para o mercado de trabalho como engenharia, a partir da produção de uma miniatura de um carrinho de fórmula 1. Trabalhamos com softwares 3D, túneis de vento, contato com o ambiente industrial, desenhos técnicos, dentre outros, além de marketing e design gráfico, com foco na imagem e visibilidade da equipe, e gestão, que engloba metodologias de organização financeira e de produção” – afirmou Castro.

 

F1 IN SCHOOLS

O F1 In Schools é um evento que tem como objetivo estimular o empreendedorismo jovem, a partir da criação de microempresas, a utilização de recursos tecnológicos e o desenvolvimento de marca, nome, logotipo, cores, identidade visual da equipe, além de criar planos de negócios e de marketing, patrocínio e estratégias em mídias sociais.

A proposta é também promover uma liga que simule os desafios profissionais de uma corrida de carros, desde a criação da escuderia até a competição na pista. O detalhe fica por conta do tamanho dos modelos, que são reduzidos.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here