Difusão, substantivo feminino, é a ação ou resultado de difundir. Isto é, tornar algo amplamente conhecido. Esse algo pode ser uma simples notícia do dia a dia, qualquer fato corriqueiro de interesse coletivo. Pode ser uma ideia inovadora ou revolucionária. Pode ser até mesmo cultura, arte. Mais precisamente: literatura. E qual é o maior desafio, desde sempre, para aqueles que fazem livros (autores e editores)? É justamente vencer as barreiras que limitam a difusão literária.

Mais do que distribuir livros, promover acesso à cultura (um direito constitucional) é o princípio que rege a Caravana Combiousa, ação de difusão literária que visa valorizar e divulgar a literatura produzida no Espírito Santo. A iniciativa, que inclui também nomes de fora do Estado, foi aprovada pelo edital de artes integradas da Secretaria Estadual da Cultura (Secult), por meio da Lei Aldir Blanc. O objetivo é alcançar especialmente os públicos do norte, centro e sul capixabas, mas o alcance da proposta é nacional.

Inicialmente, o projeto seria desenvolvido em formato presencial, com visitas a seis municípios capixabas. Contudo, devido ao atual cenário de pandemia, que exige distanciamento social, entre outras medidas que visam preservar vidas, a programação da Caravana Combiousa teve de adaptar-se ao ambiente virtual.

Leia também:   Polícia Militar prende dois após roubo e troca de tiros em São Mateus

Assim, o sarau Cada Lugar na sua Cousa será realizado a partir de plataformas digitais. O sarau é inspirado nos eventos promovidos na calçada da Cousa na Rua Sete, Centro de Vitória. Ao todo, participarão 22 poetas do Espírito Santo, do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Minas Gerais e da Bahia. Entre os convidados estão Maria Amélia Dalvi, João Moraes, Suely Bispo, Henrique Rodrigues e Mariana Ianelli.

Além do sarau, haverá ainda o Fazendo Literatura Em…, uma pequena entrevista com escritores de seis cidades capixabas: Ana Cristina Santos, de Pedro Canário; Salomão Silva Pinto (Sosó), de Conceição da Barra; Fabiane Taylor, de Piúma; Stel Miranda, de Vitória; Facção Inversa, de Guarapari; e Aluízio Ferreira Sueth, de Alegre. Esses encontros, a exemplo do sarau, acontecerão no ambiente virtual. Os escritores Caê Guimarães, atual vencedor do Prêmio Sesc de Literatura, e Saulo Ribeiro conduzirão o bate-papo dessa ação.

O projeto contará também doações de kits com obras de autores do Espírito Santo para bibliotecas públicas dessas seis cidades. Os exemplares serão entregues dentro de uma pequena réplica da Combiousa (a Kombi da editora Cousa) feita em crochê pelo estúdio criativo Amanita.

Leia também:   Justiça determina reintegração de posse de fazenda ocupada em São Mateus

A Caravana Combiousa será lançada nesta terça-feira.

 

Foto de destaque: Nat Nobre/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here