sexta-feira, novembro 8, 2024
InícioCidadesCapelinha de Guriri começa a ser reformada e ampliada

Capelinha de Guriri começa a ser reformada e ampliada

-

A Capelinha Nossa Senhora dos Navegantes, conhecida também como Capelinha de Guriri, localizada na área central do Balneário, passa por uma reforma e ampliação. A obra, no valor de R$ 108.894,00, foi iniciada na quinta-feira (19) e a previsão de entrega é de 60 dias.

Fiscal do projeto, a engenheira Grazieli Ferreira Ribeiro afirmou à Reportagem que a reforma e ampliação está sendo feita em atendimento a uma solicitação de um grupo de frequentadores do local que usam o espaço para a reza do Santo Terço diariamente às 18h.

Ela detalha que desde janeiro deste ano os frequentadores da Capelinha, que, segundo Grazieli, é de patrimônio do Município, procuraram a Prefeitura solicitando a reforma. “Nos procuraram alegando que, devido às chuvas, várias telhas quebraram e estava molhando tudo por dentro e o forro estava caindo” – frisa.

Segundo a engenheira, um fato curioso é que quando as imagens e demais objetos foram retirados da Capelinha para o início das obras, parte do forro caiu. “Eles disseram que Nossa Senhora dos Navegantes estava protegendo [as imagens] até aquele momento” – salienta.

Leia também:   Atleta mateense é uma das representantes do Brasil na Copa Sul-Americana de Ginástica Rítmica no Chile

De acordo com Grazieli, além da reforma, também será feita uma ampliação do espaço, que atualmente conta com 28,9 metros quadros e que passará para um total de 44m² de área. “Uma das reclamações dos frequentadores era o fato do espaço ser muito pequeno para a oração do Santo Terço que acontece às 18h” – reforça.

Grazieli enfatiza que a ideia da reforma e ampliação partiu da própria população atuante na Capelinha e esclarece que o espaço não é paroquiado, ou seja, não pertence a nenhuma comunidade ou paróquia da Diocese de São Mateus. “A Capelinha não é uma comunidade, é uma confraria. Então, as pessoas que cuidam de lá, que são essas pessoas da confraria, estão cientes dessa obra, pois fizemos várias reuniões com elas” – esclarece, apontando que as reuniões foram iniciadas em janeiro e o projeto teve a participação dos fiéis.

 

MELHORIA E TRADIÇÃO

Grazieli pontua que as cores da Capelinha, azul e branco, serão mantidas. No entanto, a estrutura receberá outras melhorias, como uma torre para o sino. “Ele ficava de certa forma aleatório, sem um local específico. Vamos fazer uma torre. O objetivo é fazer ficar bom para quem usa. Esse é o nosso sonho” – afirma.

Leia também:   Marcus da Cozivip e Ricardo Ferraço são confirmados em culto ecumênico nesta quinta

“Estamos tocando o projeto com muito carinho e respeito a toda a tradição religiosa, cultural e turística da Capelinha, e à devoção dos que a frequentam” – complementa Grazieli.

 

CAPELINHA

De acordo com dados da Prefeitura de São Mateus, a Capelinha de Guriri foi fundada em 1975 pelas famílias Bonomo e Cordeiro, dedicada originalmente à Iemanjá, protetora dos marinheiros, dos pescadores e da família. A imagem no culto e tradições católicas é representada pela Virgem Maria.

Ao passar dos tempos, os fundadores da capela se converteram ao catolicismo e ela foi abandonada. Porém, em 2002, a comunidade católica de Guriri iniciou um trabalho de restauração e ampliação da estrutura. Até antes do início da nova obra de reforma e ampliação, todos os dias às 18h, o sino tocava chamando os fiéis para orar e pedir bênçãos à Nossa Senhora dos Navegantes.

 

Foto do destaque: Divulgação

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível