Nesta reta final das eleições, os candidatos a prefeito de São Mateus falam sobre as propostas de campanha para melhorar a área da Educação no Município. Os candidatos foram comunicados previamente que as respostas estavam limitadas a 600 caracteres por assunto e que o excedente seria descartado, com tolerância para a conclusão da frase. As respostas dos 10 candidatos estão reproduzidas a seguir:

 

Rede TC de Comunicações – Quais são as suas propostas para a área da Educação em São Mateus?

 

Ferreira Júnior – Dar continuidade aos CEIM e EMFES, garantia de acesso à escola para todos alunos, cumprir todas metas do plano municipal de educação, realizar

Ferreira Júnior

adesão aos programas de educação do Governo Federal, construir novos CEIM’s e EMFES com períodos integrais, tanto na zona rural quanto na urbana. Toda merenda escolar deverá ser fornecida pelos agricultores de cada região. Informatização e internet de alto padrão em todos CEIM e EMFES. Valorizar os docentes e equipes administrativas das escolas com cursos de capacitação e atualizações de salários defasados, pagamento dos diretos adquiridos, reestruturando planos de cargos e salários (…)

 

Cida Negris – A Educação é o alicerce para toda a sociedade. É com esta premissa que

Cida Negris

vamos atuar com políticas públicas voltadas para a valorização do professor, creche em tempo integral, atender as necessidades da educação do campo, alfabetização para adultos, escola técnica, avaliar em conjunto ao Conselho Municipal de Educação e comunidade a possibilidade de Gestão Democrática (eleições para diretores), garantir todas as crianças na escola entre outras ações em conformidade com a comunidade. Transformar as escolas em centros de excelência em esportes olímpicos, cultura e tecnologia. Bravamente, tentar recuperar esse atraso histórico da Educação na cidade.

Leia também:   Profissionais de Carlos Chagas conhecem sistema de aulas online da Prefeitura de São Mateus

 

Daniel Santana – A Educação oferecida pelo nosso Município nesses quatro anos avançou bastante e com isso, construímos as bases para avançar ainda mais.

Daniel Santana

Avançaremos aumentando o número de escolas de tempo integral, principalmente na educação infantil na Cidade e no Campo e com isto aumentaremos o número de horas em que as crianças ficam na escola. Isso melhorará o aprendizado e garantirá um crescimento sustentado de nossa nota do Ideb. Continuaremos reformando, ampliando e equipando as nossas unidades escolares, bem como construir novas escolas para ampliar a nossa rede municipal de Educação. Vamos expandir o acesso à internet (…)

 

Eneias Zanelato – Em nossa gestão a Educação será uma prioridade. Vamos

Eneias Zanelato

implantar a gestão democrática nas escolas com eleição de diretores pela comunidade escolar. Vamos valorizar os profissionais da Educação. Vamos pagar o tíquete para DTs. Vamos estruturar as escolas do campo e da cidade com quadras de esportes, laboratórios e bibliotecas. Vamos construir creches de tempo integral para as mães poderem estudar e trabalhar. A merenda escolar será 100% de produtos da agricultura familiar. Vamos lutar para termos um curso de Medicina no Ceunes para formarmos médicos para cuidar da saúde do povo mateense.

 

Eliezer Nardoto – Educação é transformadora. Não podemos ter uma cidade melhor sem educação pública de qualidade. Além de buscar melhores condições para os ambientes escolares, tais como boas cadeiras, salas de aula climatizadas e quadras desportivas, precisamos reforçar a autoridade dos educadores no ambiente estudantil. Fomentar o apoio psicológico e da assistência social para os estudantes e suas famílias. Nosso projeto para a Educação inclui a ampliação de bibliotecas e laboratórios de informática nas escolas, além de reforçar a segurança nas áreas estudantis, com a guarda municipal armada, que é uma das nossas estratégias (…)

Leia também:   Agência dos Correios de São Mateus passa a abrir aos sábados

 

Carlinhos Lyrio – Na Educação, vamos, de início, restabelecer a autoestima de nossos professores, reestruturar o quadro de carreira, cargos e salários. Temos excelentes profissionais. Vamos adequá-los por capacidade técnica para melhoria do ensino. Queremos ser referência em educação. Apoiaremos a nossa escola família. É prioridade a educação no campo. Melhorar o transporte escolar, a qualidade e quantidade de nossa merenda, com foco na área rural e periferia. Cuidar, com a guarda municipal, da segurança em nossas escolas. Vamos recuperar o tempo perdido nestes últimos 4 anos de desmandos e avançar.

 

Hubystênio Cajá – Nossa proposta para a área da Educação são capacitar e qualificar os professores de ensino primário, que é o principal, e equiparar o piso salarial dos professores efetivos e por designação temporária, de acordo com a graduação dos mesmos.

 

 

 

 

Laurinho Barbosa – Criar o centro de pesquisa estudantil, com acesso grátis à internet; incentivar os laboratórios científicos; implantação do cursinho preparatório do Enem e manter cursinho pré-Ifes; apoiar todas as práticas esportivas; assegurar merenda de qualidade com linha direta do produtor rural; apoio psicossocial com profissionais nas escolas e creches; eleições diretas para os cargos de direção escolar; prioridade para a educação especial; fazer parceria com o Governo do Estado para a construção de escola em tempo integral para as regiões da zona rural.

Leia também:   Usuários pedem mais segurança para a Rodovia de Guriri

 

Dr. Mauro Peruchi – Educação é a base para um município avançado. A educação infantil é prioridade. Vamos construir mais creches para que todas as crianças tenham a oportunidade de estudar já na primeira infância. Também vou investir em escolas em tempo integral, na zona urbana e na zona rural. Criança tem que estudar e também praticar esportes e aprender a desenvolver outras habilidades em oficinas. Outra medida é a valorização do professor, com cursos de capacitação, realização de concurso público para que todos possam ser efetivos e proporcionar a eles o plano de carreira.

 

Nilis Castberg – Faremos a Educação avançar com a valorização do professor, investimento no aluno, construção, reforma e reaparelhamento de unidades escolares e CEIMs. Implantar videomonitoramento, além de levar a Guarda Municipal para a porta das escolas; trazer a escola militar, escola em tempo integral; investir na formação continuada; sistema de avaliação de desempenho de escolas e profissionais, estimulando a excelência do trabalho; gerenciamento de resultados; fundar a biblioteca digital municipal; ampliar vagas na educação infantil; investir em acessibilidade; construir quadras esportivas, dar suporte ao Conselho Municipal de Educação; (…)

2 COMENTÁRIOS

  1. Ontem se viu o despreparo total do atual prefeito e da candidata Cida, não falavam nada com nada, perguntas e respostas sem conteúdo.
    Vamos torcer para que a população pense no futuro da nossa cidade no desenvolvimento e crescimento, senão ficaremos parados no tempo por mais 4 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here