As aspirações da sociedade do norte capixaba em ter uma universidade independente em São Mateus podem estar ganhando novas aliadas neste processo de escolha da nova Reitoria da Universidade Federal do Espírito Santo para o quadriênio 2020-2024. Em entrevista ontem à Rede TC, as candidatas Surama Azevedo Freitas e Gláucia Rodrigues de Abreu demonstraram alinhamento nas propostas de tornar o Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) cada vez mais autônomo, administrativa e financeiramente.

Surama Azevedo Freitas .

De acordo com Surama, a luta pela independência financeira, caso seja nomeada reitora, não será somente para o Ceunes, mas também para o centro de Alegre, onde atua há 20 anos. De acordo com ela, esta proposta é para promover um maior fortalecimento do interior do Estado. “Precisa de igualdade, maior autonomia financeira”, declarou. A candidata afirmou ainda ser favorável ao programa apresentado pelo Ministério da Educação, o Future-Se, além de defender outras pautas ligadas à segurança, “atuando no combate ao tráfico e consumo de drogas nos campi”.

Gláucia Rodrigues de Abreu

Também defendendo mais autonomia para o Ceunes, a professora Gláucia Abreu afirmou que o Centro passa por grandes dificuldades pela dependência que tem da Ufes. Ela disse que essa foi uma das propostas da atual gestão que não se cumpriu. Além disso, a professora adianta que apresentará, durante as caminhadas pelo Estado, outras propostas para inserir mais a Universidade nas comunidades locais. “Um centro autônomo tem um laço mais próximo com a sociedade”, enfatiza.

Leia também:   PF cumpre mandado no ES em combate a conteúdo de abuso sexual infantil

Ambas as candidatas entrevistadas pela TC defenderam mais transparência na administração central da Ufes.

Ethel Leonor Noia Maciel

ETHEL

Também concorre à Reitoria da Universidade Federal do Espírito Santo, a professora Ethel Leonor Noia Maciel, que tem como candidato a vice-reitor o professor Roney Pignaton da Silva, ex-diretor do Ceunes. A TC tentou entrevistar a professora Ethel, atual vice-reitora da Ufes, no entanto as ligações feitas para o telefone celular dela não foram atendidas, e, até a conclusão desta reportagem, não houve resposta às mensagens enviadas.

A professora Gláucia concorre na chapa composta também pelo professor Alvim Borges da Silva Filho. Surama disse que ainda está estudando um nome para ser candidato a vice-reitor na chapa encabeçada por ela.

DEBATE NO CEUNES

Seguindo caminhos paralelos na campanha, as candidatas Ethel Maciel e Gláucia Abreu participam hoje (25), às 9h, de um debate no Auditório Central do Ceunes. Já Surama Azevedo marcou para visitar o Centro Universitário no dia 11 de novembro. Ela disse que pretende realizar, com apoiadores, uma caminhada no campus, com todos vestindo as cores verde e amarelo.

Leia também:   Polícia Militar apreende maconha e crack em Nova Venécia

SEM PESQUISA ELEITORAL,
DOCENTES ORGANIZAM
CONSULTA INFORMAL

Neste ano, a Universidade Federal do Espírito Santo optou por realizar o processo eleitoral para formação da lista tríplice com os nomes que poderão assumir a Reitoria apenas com votação nos conselhos superiores –Universitário; de Ensino, Pesquisa e Extensão; e de Curadores. A lista será apresentada ao Ministério da Educação para que o Presidente da República faça a nomeação para o quadriênio 2020-2024.

Nessa situação, membros do corpo docente, técnico administrativo e estudantil tomaram a iniciativa de organizar por conta própria um processo de pesquisa informal à comunidade acadêmica. De acordo com o presidente da comissão organizadora, professor Antonio Carlos Moraes, um dos principais objetivos da pesquisa informal é manter a tradição da Ufes em ouvir a comunidade interna, antes de votar a composição da lista tríplice.

Ele enfatiza que a comissão tem o apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes) e do Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes), que estão custeando as despesas com viagens, por exemplo, segundo o professor.

Leia também:   Homem é morto a tiros em campo de futebol de Linhares

DEBATES

O primeiro debate acontece em São Mateus, nesta sexta-feira (25), no Auditório Central do Ceunes, com as duas candidatas inscritas na pesquisa informal, as professoras Ethel Leonor Noia Maciel e Gláucia Rodrigues de Abreu. A professora Surama Azevedo Freitas afirma que participa de programação no Centro de Alegre.

O professor Antonio Carlos salienta que a professora Surama fez a opção de não participar deste processo de pesquisa informal. Surama explicou que as entidades envolvidas não fazem parte da estrutura institucional da Ufes e, portanto, não reconhece o pleito.

PRAZOS

Além da professora Surama, as outras duas candidatas, Ethel e Gláucia, devem ter os nomes incluídos no processo eleitoral quando for aberto o período para inscrições, de 27 a 29 de novembro.

No dia 5 de dezembro, o colégio eleitoral da Ufes, formado pelos conselhos superiores, com 77 conselheiros, fará uma votação para eleger os nomes que comporão a lista tríplice a ser enviada ao MEC num prazo de até 60 dias antes do término do mandato da atual gestão.

São Mateus, Vitória e Alegre-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here