Até os instantes finais do jogo da rodada do Campeonato Brasileiro desta quarta-feira (4), o Botafogo estava sendo campeão com uma rodada de antecedência. O Fogão vencia o Internacional por 1 a 0, enquanto o Palmeiras, único time que pode “tirar o doce da boca” dos botafoguenses, empatava com o Cruzeiro. A diferença entre as duas equipes, nessa altura do campeonato, era de 5 pontos (Botafogo com 76 e Palmeiras com 71).
No entanto, a jovem estrela do Palmeiras, Estevão, arrancou um golaço de falta aos 44 minutos da etapa final para manter o Alviverde vivo na briga pelo título. Porém, torcedores botafoguenses e palmeirenses ouvidos pela Rede TC de Comunicações nesta quinta-feira (5) dão como certo o título para o Fogão, que foi campeão da Libertadores no final de semana com vitória de 3 a 1 sobre o Atlético.
É que na última rodada o Botafogo recebe no Estádio Nilton Santos o São Paulo, um dos principais rivais do Palmeiras, que já está classificado para a Libertadores de 2025 e não tem pretensão de subir na tabela. Deste modo, os torcedores, principalmente os do Verdão, acreditam que o tricolor paulista facilitará a vida dos cariocas.
Por outro lado, o Palmeiras recebe em casa o preocupado Fluminense, que está com 40 pontos na 16ª colocação. Primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Flu tem no cangote outros dois times com 38 pontos, Criciúma e Bragantino, que inclusive irão se enfrentar na última rodada. Em caso de derrota do tricolor, uma vitória para qualquer um dos lados no jogo de Bragança Paulista coloca o Fluminense na Série B do ano que vem.
Diante das variadas possibilidades, mas que pendem para a conquista do Botafogo, os torcedores estão animados e se dizendo realistas.
As partidas da última rodada do Brasileirão acontecem no domingo, todas com início previsto para as 16h.
“São Paulo vai entregar”
Para o jornalista Ênio Ardohain, torcedor do Palmeiras, o rival São Paulo facilitará para o Botafogo, prejudicando o Verdão. “Eu queria muito afirmar categoricamente que o Palmeiras vai ser campeão e que não vai ter pra ninguém, mas eu estou propenso a dizer que o São Paulo vai entregar. Eles não vão deixar a gente ser campeão por não terem nada a perder. Acho que vai jogar com reserva e entregar esse título na mão do Botafogo, infelizmente” – afirma.
Radicado em Itaúnas, Conceição da Barra, Ênio acredita em vitória do Palmeiras contra o Fluminense no jogo de domingo e palpita no placar de 3 a 1 para o Verdão. “Tem tudo para ser um bom jogo. Devo assistir em Guriri com amigos” – ressalta o palmeirense.
“Acredito sempre no título”
O também palmeirense e músico mateense André da Silva Franco afirma que assistirá o jogo entre Palmeiras e Fluminense em casa. Na avaliação dele, a campanha do time do coração neste ano foi boa.
“Apesar de que comparando, já ganhamos dois títulos seguidos do Brasileiro, Libertadores, com quatro anos de Abel [Ferreira, técnico], e que estávamos bem atrás do Botafogo que ficou como líder até a 35ª rodada, acho que o saldo ainda é positivo. Como palmeirense, acredito sempre no título, mas como cidadão racional, sei que o Botafogo leva essa. A probabilidade é maior do Botafogo vencer” – enfatiza.
“Não pode deixar de acreditar”
O cantor Ronaldo Long Dong se diz um palmeirense apaixonado. No entanto, nem mesmo o amor que sente pelo clube o faz desacreditar que o Botafogo será o campeão do Brasileirão 2024. Ele entende que a oportunidade do Palmeiras ser campeão foi perdida no dia em que os times se enfrentaram e o Botafogo levou a melhor, vencendo por 3 a 1. Este jogo aconteceu no dia 26 de novembro, válido pela 36ª rodada.
“Agora, nesse último jogo, vamos encarar o Fluminense e o Botafogo vai pegar o São Paulo, que é um time sem nenhuma pretensão. Na minha opinião, o São Paulo não vai deixar um rival ser campeão. Ainda mais com o Botafogo jogando em casa, tem tudo para ser o campeão” – afirma.
Para a partida contra o Fluminense, Ronaldo acredita em um placar de 2 a 1 para o Verdão. “A campanha do Palmeiras foi muito boa no início, mas oscilou no meio do campeonato. Talvez por estar disputando dois campeonatos simultâneos e precisar poupar os atletas em alguns momentos. Vou assistir o jogo em casa, vai que acontece um milagre, não pode deixar de acreditar” – salienta.
“Boa fase”
O policial militar Evandro Justino da Costa é botafoguense e afirma que o Botafogo já é campeão. Atuando na companhia da Polícia Militar Ambiental de Barra de São Francisco, ele reforça que o título é merecido pelo futebol que o time vem apresentado. “Melhor futebol sul-americano, campeão da Libertadores. Os números comprovam isso. O Botafogo, como visitante, é o time que mais ganhou. Está entre os melhores ataques, tem a melhor defesa, é um time que investiu bem. O grupo de scout [olheiros] do Botafogo é o melhor do País. Às vezes, o time tem sorte, mas o Botafogo consegue comprovar essa boa fase em números e eles comprovam o favoritismo do time” – afirma.
Evandro lembra que, caso o Botafogo se torne campeão Brasileiro no domingo, o título virá depois de 29 anos da conquista do bicampeonato em 1995. O primeiro título foi em 1968. “A última vez foi em 1995 e vai ser um feito histórico porque fomos campões da Libertadores há poucos dias e agora brasileiro no mesmo ano. O único time no Brasil que conseguiu isso foi o Flamengo, em 2019. Vou ter a honra de estar lá, no Estádio [Nilton Santos], e poder presenciar esse momento. O placar vai ser 2 a 0 para o Botafogo” – reforça.
“Espetáculo”
O bancário Márcio Vidal acredita que o Botafogo vai ser campeão no domingo. “Com certeza. O Botafogo vem apresentando nos últimos dois anos um time com maior qualidade com os investimentos que foram feitos, com jogadores de qualidade. No ano passado, rolou algumas falhas e acabamos não conquistando o título. Mas já havíamos mostrado um time que entraria para competir. Como todos percebem, principalmente os adversários, flamenguistas, vascaínos, palmeirenses, toda vez que o Botafogo joga um clássico está sendo um espetáculo” – salienta.
“O Botafogo conseguiu chegar, como chegou na Libertadores e também agora no Brasileirão. O time garantiu qualidade nos dois campeonatos. Vai chegar merecidamente no Brasileiro contra o São Paulo. Só depende de nós que é ganhar ou empatar. Estamos vibrando com isso e já estou preparado para estar no Rio de Janeiro, no [Estádio] Nilton Santos, na entrega das duas faixas [Libertadores e Brasileirão], se Deus quiser” – reforça. O palpite de Márcio Vidal para o jogo é vitória de 3 a 1 para o Botafogo.
“Grupo unido”
O engenheiro agrônomo André Malacarne reuniu cerca de 15 pessoas da família para irem juntos ao Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, para acompanharem o jogo entre Botafogo e São Paulo no domingo.
Ele acredita que o time do coração será o campeão do Brasileirão 2024. “O Botafogo apresentou um futebol mais ofensivo e o grupo está unido em um único objetivo. A campanha foi espetacular. É incontestável que o Botafogo joga o melhor futebol da América do Sul e, no Campeonato Brasileiro, ganhou os jogos contra os principais concorrentes ao título, Palmeiras, Flamengo e Internacional” – afirma.
Para André, o placar da última rodada será de vitória de 2 x 0 para o Botafogo.
Foto do destaque: Divulgação