Na segunda ação unificada da Med Imagem com empresas parceiras, São Mateus tem neste mês a Campanha Outubro Rosa. Neste ano, o tema é Esse Laço Nunca Fez Tanto Sentido. A campanha reforça a importância da prevenção ao câncer de mama e de colo do útero e visa estimular mulheres para a realização dos exames necessários.
Uma mobilização está sendo organizada para acontecer no dia 19, das 8h às 14h, no Sesc de São Mateus, no Bairro de Fátima (Ideal).
Nesta segunda-feira (30), o diretor administrativo da Med Imagem, Wilson Tavares, esteve na sede da Rede TC de Comunicações para falar sobre a campanha. De acordo com ele, a programação terá rodas de conversas, palestras com profissionais de diversas áreas, como psicólogos, mastologistas, ginecologistas, fisioterapeutas, dermatologistas, advogados, entre outros, além de sorteios de brindes, atividades físicas, recreação para crianças, vacinação, atendimento e prescrição de exames para mulheres com idade acima de 40 anos.
Wilson Tavares ressalta que toda a família é convidada a participar do momento. No entanto, pontua que a prescrição de exames será exclusiva para mulheres que tenham idade acima dos 40 anos. “Entendemos que podemos ajudar a promover o cuidado das mulheres levando informação. Assim nasceu a campanha em 2023” – frisa.
Campanha de 2023 ajudou duas mateenses a se curarem de câncer
Em entrevista à Rede TC de Comunicações, o diretor administrativo da Med Imagem, Wilson Tavares, destacou que a ação realizada no ano passado ajudou duas mateenses a se curarem de câncer. Destacando a importância da campanha, ele frisa que, por meio das ações, foram feitos 732 exames de graça, dos quais foram identificados 11 casos de câncer.
Segundo Wilson Tavares, destes casos, atualmente, duas mulheres já estão curadas. “Quando diagnosticado precocemente, existe 95% de chances de cura” – afirma.
CAMPANHA MAIS AMPLA
O diretor destaca ainda que, neste ano, a mobilização está mais diversificada com uma oferta maior de atendimentos com profissionais. “Procuramos diversificar as rodas de conversa para promover ainda mais conhecimento para as mulheres. No ano passado, no dia do evento, abordamos cem por cento das mulheres que estavam presentes. Neste ano, com a doação dos exames pelos parceiros, se Deus quiser a gente vai trabalhar para conseguir novamente contemplar todas as mulheres” – enfatiza.
Wilson Tavares afirma que as atividades desenvolvidas na mobilização são para toda a família, e reforça que filhos e maridos também estão convidados a participar. Ele pontua que é de extrema importância o apoio familiar em momento de detecção da doença.
Ele explica ainda que no dia da ação, as mulheres com 40 anos ou mais são identificadas para fazer a prescrição médica. “Neste momento são anotados os dados pessoais e de contato para, posteriormente, serem agendados os exames em uma das clínicas parceiras”.
CONSCIENTIZAÇÃO
Na opinião de Wilson Tavares, o ponto de maior importância da campanha é a conscientização. “A gente erra muito por não conhecer. Na campanha anterior, mulheres com 70 anos foram atendidas e disseram que nunca haviam feito uma mamografia” – frisa.
De acordo com ele, o Ministério da Saúde preconiza a mamografia a partir dos 50 anos. No entanto, ressalta que existe uma orientação do Colégio Brasileiro de Mastologia para que os exames sejam feitos a partir dos 40 anos e, em casos de histórico familiar, é necessário antecipar esses procedimentos.
“Em pessoas mais novas, com idade inferior a 40 anos, o ideal é iniciar a pesquisa com exames de ultrassom. Nesses casos não precisa fazer a mamografia” – explica.
Sesc Mesa Brasil
A organização da Campanha Outubro Rosa 2024 solicita às pessoas que comparecerem na mobilização, no dia 19, doar um quilo de alimento não perecível. Conforme Wilson Tavares, o Sesc São Mateus destinará os alimentos ao programa Sesc Mesa Brasil para que sejam enviados a pessoas necessitadas, conforme as diretrizes do programa.
Foto do destaque: Tatiana Milanez/TC Digital