A Câmara de São Mateus aprovou ontem por unanimidade a indicação de instalação de um centro especializado em reabilitação para pessoas com deficiência no prédio do antigo Pronto Atendimento Municipal, ao lado do Saae, no Bairro Boa Vista.

A indicação proposta pela vereadora Ciety Cerqueira, e assinada pelos demais vereadores, foi elogiada pelo representante do grupo de pais e mães de autistas de São Mateus, Fábio do Nascimento, e da diretora da Apae, Cida Britto. A mãe de autistas, Ludineia Francisco do Nascimento, falou sobre os desafios que enfrenta.

O representante dos pais Fábio do Nascimento relatou que há em São Mateus 230 autistas matriculados na rede escolar e acredita que a grande maioria dos autistas não estão na escola. Ele detalha a importância da reabilitação com profissionais como psicólogo, fonoaudiólogo, neuropediatra e psicólogo, entre outros.

Para a implantação do centro especializado, Fábio pediu o esforço dos vereadores junto a senadores e a deputados federais.

A diretora Cida Brito também falou sobre a busca de apoio para a construção de um espaço físico maior para a Apae, além de mais recursos humanos especializados. Ela argumenta que há uma fila de espera para atendimento de alunos na Apae e crescimento da procura de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

O presidente da Câmara, vereador Paulo Fundão, pediu que Cida protocolasse as demandas da instituição para que seja realizado um diálogo com o Executivo.

Foto: Divulgação

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here