A Câmara de São Mateus realiza uma sessão solene na sede do Legislativo Municipal nesta quinta-feira (19), às 16 horas, para homenagear a Marinha do Brasil pela instalação da segunda base militar em solo capixaba. De acordo com mensagem enviada à Rede TC pela Secretaria de Comunicação da Câmara, o Legislativo pretende entregar Votos de Congratulação a cinco oficiais da Marinha, ao diretor-presidente da Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, e ao senador Marcos do Val, “por envidarem esforços por esta iniciativa, considerada estratégica pela Marinha, para guardar a costa brasileira entre o norte do Espírito Santo e o sul da Bahia”.

No dia 13, uma comitiva da Marinha formada por três almirantes, um capitão de Portos, além do secretário de Patrimônio da União, comunicou ao governador Renato Casagrande a decisão favorável à instalação da base, a ser construída no Complexo Portuário de São Mateus, projetado pela Petrocity Portos, na localidade de Uruçuquara, no litoral sul mateense.

Assinadas pelos onze vereadores, as moções foram aprovadas por unanimidade em plenário na sessão de terça-feira (17), destinadas aos seguintes homenageados: Comandante de operações navais e almirante de esquadra Leonardo Puntel, vice-almirante Flávio Augusto Viana Rocha, almirante de esquadra e diretor geral de navegação Marcelo Francisco Campos, oficial de inteligência e informação Arlindo Gerardo Molina, capitão de mar e guerra e dos portos do Espírito Santo, Sílvio Fernando Ferreira.

VILA MILITAR

Imagem: Petrocity Portos/Divulgação

De acordo com o diretor José Roberto Barbosa, a Marinha ocupará salas do edifício administrativo da Petrocity, além de uma área de 5 mil metros quadrados que está sendo cedida pelo empreendimento para a instalação de uma vila militar com um prédio de três andares, com quatro apartamentos por andar, e uma casa para o comandante da Unidade, além de um berço específico para atracação da Marinha e 150 mil metros quadrados para atracação de lanchas.

O diretor frisou ainda que a Marinha está requerendo uma área para extensão do cais num total de 150 metros para ter o próprio porto no local. “A partir dali a Marinha guardará nossa costa entre o norte do Espírito Santo e o sul da Bahia. O comandante deixou claro para o governador que aquela posição é estratégica para garantir a segurança da navegação no norte do Estado e na região de Abrolhos. A unidade mais próxima está em Ilhéus” – disse José Roberto.

A Câmara de São Mateus enfatiza que, enquanto o Rio de Janeiro tem oito unidades da Marinha, o Espírito Santo tem apenas uma e, agora, ganhará a segunda. “Essa unidade, segundo comentado pelos almirantes com o governador, terá o comandante, 12 suboficiais e entre 40 e 50 marinheiros que serão formados em São Mateus, segundo revelou José Roberto” – destacou o Legislativo.

“Haverá um grande ganho social, econômico e de segurança para o Norte do Estado. Este acordo entre a Marinha e a Petrocity Portos S.A. já está assinado e, agora, a Marinha vai entrar com o pedido e anuência na Prefeitura e, junto à SPU, para liberação da área de seu próprio porto” – complementou José Roberto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here